Follow:
Dicas

Acabo de ganhar / comprar / adotar um Pug e agora?

Acabo de ganhar / comprar / adotar um Pug e agora?

Quem é Amigo Pug de primeira viagem tem muitas dúvidas do que fazer com um novo pet em casa. Vou dar 12 dicas do que fazer.

1 – Se for comprar: escolha um canil de boa procedência, de confiança, de boa indicação, é a primeira coisa que devemos fazer para evitar problemas futuros, Pugs muito baratos desconfie. No meu caso, eu comprei o Jotapeg em uma viagem, e como era mãe de primeira viagem são sabia desses detalhes, e advinha? Ele veio com sarna, que passou para mim e meu marido, mas com a ajuda de um veterinário pudemos curar, demorou!

2 – Planejamento: reúna a família para discutir as tarefas e decidir o que pode e o que não pode. Pergunte a seus familiares o que acham de dormir na cama, subir no sofá etc. Assim todo mundo está ciente e não tem briga.

3 – Visita ao veterinário: a primeira coisa que devemos fazer quando o Pug já está conosco, isso vale para qualquer raça de cachorro, é leva-lo ao veterinário, para saber se realmente está tudo bem, tomar as devidas vacinas. Não se esqueça de levar o histórico médico dele. Com o Jotapeg e Nutella, levei na primeira semana que eles estavam comigo, assim pudemos resolver problemas e começar os tratamentos necessário logo!

4 – Escolha do nome: evite nomes muito longos, ou que confunda com comandos como: não, senta etc.

5 – Mudanças na alimentação: quando for buscar seu Amigo Pug no canil ou onde ele estiver, pergunte que ração ele come e compre a mesma. Mudanças bruscas na alimentação podem causar mal estar digestivos. Depois você pode fazer a troca da ração por outra de sua preferência seguindo as orientações do fabricante.

6 – Alimentação:  cada fase do seu Amigo Pug tem uma alimentação diferente. Mas ela sempre deve ser de boa qualidade. Se você o pegou filhote, alimentação dele deve ser rica em proteínas e calorias. Já se você adotou um Pug adulto ou sênior dê a ração adequada a idade dele. Existem outros tipos como Alimentação Natural ou AN e comidas mais naturais industrializadas, e essas também devem respeitar a idade do pet. Também não ofereça apenas 1x ao dia a alimentação, se for filhote particione entre 3 a 4x ao dia. Adulto de 2 a 3x ao dia. E nunca deixe comida disponível, pois eles engasgam fácil e você pode não estar perto para socorrer.

7 –  Passeios: Pugs podem parecer calmos e pacatos, mas na verdade adoram brincar muito, correr, pegar a bolinha. Mas não toleram fazer isso por muito tempo. Então você deve leva-lo para passear pelo menos 1x ao dia, mas o ideal são 2x. Passeios curtos, e em horário onde a temperatura está mais amena. Final do dia ou bem cedinho são os horários ideais para deixar seu peludo feliz.

8 – Escovação: os Pugs soltam muito pelo, muito mesmo! Principalmente nas épocas de troca que são na primavera e outono. O ideal é escovar todos os dias, assim você vai encontrar menos pelos na sua casa. Mas se não tem tempo ou ele não deixa ser escovado, você tem a opção de tosa-lo a cada 3 meses que vai ajudar muito.

8 – Limpeza das rugas: é importante que você mantenha as dobrinhas do rosto, limpas e secas, pois há risco de proliferação de fungos e assaduras, causando desconforto para o animal. Você pode fazer essa limpeza usando soro fisiológico e um algodão e depois seca-lo bem.

9 – Limpeza dos olhos:  os olhinhos dos Pugs são muito delicados, por ficarem mais expostos que de outros raças, por isso devemos limpar com algodão e soro fisiológico, e secar as dobrinhas que ficam perto, com algodão seco para não assar.

10 –  Banhos: não é recomendável dar banho com o espaço menor que 15 dias, pois também estão sujeitos a ter problemas de pele.

11 – Espirro reverso: o ar é puxado para dentro do nariz, fazendo um som característico do espirro reverso, e muita gente acha que é engasgo e acaba se desesperando, mas na verdade é apenas um espirro e acaba logo.

12 – Leia todo o nosso blog para conhecer mais dicas sobre pugs.

 

Você já conhecia essas dicas? Não deixe de me contar nos comentários.

Um super beijo da Fran e lambeijos do Jotapeg e da Nutella.

Você também vai gostar de:

Post Anterior Próximo Post

9 Comentários

  • Reply Zileide dos Santos Pereira

    Excelente matéria, ótimas dicas!

    10/10/2016 at 10:38
  • Reply Marcia

    Adorei as dicas…

    13/11/2016 at 11:29
    • Reply franther

      Que legal que gostou! Bjus

      13/11/2016 at 11:34
  • Reply Tiago

    Olá , gostei muito das dicas
    Você sabe me informar onde em São Paulo eu consiga adotar um ou possivelmente comprar?
    Obrigado

    01/06/2017 at 13:56
    • Reply franther

      Olá, você pode procurar em grupos de doação no Facebook. Bjus

      01/06/2017 at 14:29
  • Reply MÉSCIA

    EU CONHECI O BLOG AGORA E TÔ SUPER ENCANTADA COM A QUALIDADE DOS CONTEÚDOS. AMANDO APENAS TUDO. E APRENDENDO DEMAIS TAMBÉM.

    SUPER BEIJOOO

    10/07/2017 at 18:08
    • Reply franther

      Olá. Fico muito feliz com seus comentários! Super Beijo.

      10/07/2017 at 18:32
  • Reply Kamila Beatriz

    Olá, acho que umas duas ou três semanas atrás eu estava voltando para casa e passei numa rua e tinha um cachorro enrolado em um monte de lenções, eu fiquei com pena e fui la ver se estava machucado ou algo assim, quando eu tirei ele dos lenções era um pug, eu olhei pra ele e me apaixonei na hora, eu levei ele pra minha casa, ele estava bem cuidado mas abandonado =( até procurei se alguém estava por perto mas a rua não tinha ninguém, levei ele pra casa dei o nome de Mib <3 .Só que eu não sei quantos meses ele tem, só sei que ele não tem anos por que ele e filhote, eu não levei ele no veterinário ainda por que não estou sem dinheiro no momento mas estou querendo leva ele esse mês ainda.Sera que se eu leva ele no veterinário ele saberá quantos meses o Mib tem ?

    23/09/2017 at 13:26
    • Reply franther

      Olá, que boa ação você fez! Eles são mesmo apaixonantes. O veterinário vai saber mais ou menos a idade, pela formação dos ossos e dentes. Leve o quanto antes para que tome as vacinas. Eles são mais frágeis que as outras raças! Parabéns. Adorei o nome. Bjus

      23/09/2017 at 18:24

    Deixe um comentário

    10/10/2016