Follow:
Mais

Câncer de Mamas em Pugs

Cancer de Mamas em Pugs

Olá Amigo Pug!

Vamos aproveitar o Outubro Rosa para falar de um assunto que também acontece com os cães, principalmente as fêmeas, Câncer de Mamas.

Ao contrario que muitos pensam, os cães machos também podem desenvolver câncer de mamas, mas as fêmeas estão mais susceptíveis. Principalmente as mais velhas, que tomam anticoncepcional e/ou não castradas.

O câncer de mamas em cães é tão perigoso quanto ao dos humanos, e a Federação de Medicina Veterinária ressalva que a prevenção da doença é a castração precoce e consultas frequentes ao veterinário.

Quanto mais cedo for detectado o problema, maiores são as chances de cura. Alguns veterinários relatam que muitas vezes só veem o paciente quando ele já está doente.

Esse câncer acontece, pois há uma proliferação desordenada das células mamarias, causando um crescimento anormal nos glóbulos e dutos mamários. Diferente que muitos pensam, a doença no estágio inicial não causa dor, e nem desconforto, mas conforme o tumor aumenta, começam pressionar terminações nervosas, assim causando dor.

Como identificar câncer nas mamas?

Precisamos sempre estar de olho em nossos Pugs, pois a detecção precoce pode ser fundamental para a cura. Em muitos casos a doença não provoca alteração nenhuma nos animais, como febre, tristeza, falta de apetite, fazendo com que a doença se desenvolva de forma perigosa. Por isso atenção a pequenas mudanças e faça visitas periódicas ao veterinário.

Há outros sintomas que aparecem como:

  • Dores nas mamas
  • Inchaço nas mamas
  • Secreção com odor desagradável nas mamas
  • Caroço nas mamas

Se seu Pug apresentar qualquer um desses sintomas, procure o mais rápido o veterinário, que  fará exames clínicos, ultra som, raio x, entre muitos outros, para saber o que realmente é, e se é benigno ou maligno para indicar o melhor tratamento.

Muitas vezes a mamas aumentadas podem ser apenas gordura e é descartada a possibilidade de câncer. Mas isso só um profissional poderá lhe dizer. Hoje em dia muitos veterinário estão se especializando mais no assunto, o que faz a chance de cura aumentar. Por isso ao menor sinal procure sempre um médico veterinário.

Você também vai gostar de ler: Espirro reverso o que é isso?

O que achou desse assunto? Comente aqui em baixo.

Compartilhe com outras pessoas que não sabem que cães possam ter câncer. Clique no botão LIKE aqui em baixo se você gostou.

Um super beijo da Fran e lambeijos do Jotapeg e da Nutella.

 

Você também vai gostar de:

Post Anterior Próximo Post

2 Comentários

  • Reply Zileide dos Santos Pereira

    Que artigo maravilhoso, como sempre vc arrebenta! AMO

    05/10/2016 at 11:24
    • Reply franther

      Fico tão feliz com esse comentários! Que bom que vocês estão gostando. Bjus

      05/10/2016 at 11:26

    Deixe um comentário