Follow:
Mais

Por que o Pug tem a cara amassada?

cara amassada

Essa cara amassada fofa, que a gente não resiste, tem uma possível explicação.

 

Olá Amigo Pug.

 

Foram analisados mais de 370 raças de cães pelos Cientistas da Universidade de Edimburgo (Reino Unido) para identificar o que causava a cara amassada em Pugs e Buldogues Franceses.

Eles sabem que os cães com a cara amassada foram resultados de reprodução seletiva, mas ainda não sabiam qual a mutação genética exata que mudava tanto os traços físicos desses cachorros. Então um novo estudo avançou bastante para uma resposta.

Nesse novo estudo, pode se verificar que a condição chamada braquecefalia, está relacionada ao gene SMOC2, que afeta o esqueleto facial.

Para fazer o estudo, pesquisadores usaram raio-X e tomografia computadorizada, assim analisaram 87 raças conhecidas pelo Kennel Club e 83 raças misturadas.

Cara amassada

Perfis de cães (Reprodução/Current Biology)

Depois de feita a análise, descobriu-se que o cão que tinha a focinho mais amassado era o Pug e mais alongado era o Smooth Collies.

 

Descobriu-se que?

Então com essa variação genética de raças, os pesquisadores focaram apenas nos braquecefálicos, e analisaram mais 28 cães nesta condição, e compararam com 319 genomas canídeos.

Logo descobriram uma mutação no gene SMOC2, que tem papel do desenvolvimento craniano. Ou seja essa mutação genética é a responsável pela cara amassada que adoramos tanto.

Segundo os cientistas essa anomalia genética prejudica a saúde dos baquecefálicos, pois coloca em risco seus olhos, que ficam mais expostos e sua respiração. Por isso que temos que ter cuidados redobrados com nossos bebês.

Essa pesquisa vai ajudar muito o conhecimento evolutivo de raças, e também ao desenvolvimento de remédios humanos e veterinários.

Esses resultados foram publicados na revista científica Current Biology.

 

Você também vai gostar de ler: Você sabe calcular a idade do seu Pug?

 

Você já sabia de onde vem essa “cara” amassada? Conta pra gente aqui nos comentários.

Compartilhe esse post com outras pessoas que gostariam de café pra pugs! Clique no botão AZUL abaixo.

Um super beijo da Fran e lambeijos do Jotapeg e da Nutella.

Save

Save

Você também vai gostar de:

Post Anterior Próximo Post

Sem Comentários

Deixe um comentário

25/09/2017