Follow:
Comportamento

Meu Pug filhote chegou e agora?

Pug Filhote

É o seu primeiro cãozinho e você não sabe direito o que fazer com um Pug filhote? Separei algumas dicas para ajudar a tornar esse momento mais tranquilo para todos!

 

Olá Amigo Pug!

Tenha em mente que o filhote pode estranhar o novo ambiente, então paciência é a palavra chave nesta adaptação. Ir para uma casa nova muda tudo o que o filhote estava acostumado, mudam os cheiros, sons, ele não tem mais a presença da mãe e dos irmãos, e é natural um chorinho quando ele ficar sozinho, xixis no local errado, roer alguma coisa, não brigue com ele se essas coisas acontecerem, vamos tentar prevenir e deixar essa mudança o mais tranquilo que pudermos.

Dê preferência por pegar o Pug filhote no final de semana, onde você pode passar mais tempo auxiliando ele na adaptação. Deixe o filhote conhecer a casa mas não deixe tudo liberado, principalmente se não tiver ninguém olhando, ele pode derrubar algum objeto e se machucar ou morder um fio ligado na tomada, então quando estiver sem supervisão, deixe o filhote em um ambiente seguro, quando ele crescer mais você libera a casa.

Informe-se sobre o alimento que ele está acostumado, mesmo que você não queria continuar com esse, faça a troca gradualmente. Filhotes não fazem xixi errado por pirraça, eles simplesmente não conseguem segurar, então ajude seu filhote a acertar o banheirinho deixando mais de uma opção de banheiro, se vocês estão brincando na sala, deixe um tapete higiênico por perto não só na área de serviço ou quintal, ele mal conhece a casa, não conseguirá ir até lá. Com o tempo e a adaptação ele irá sim ter condições de usar apenas um banheiro, no local que você achar mais adequado, mas na fase de filhote precisará de ajuda para acertar as necessidades.

Se for possível traga um paninho, cobertorzinho com o cheiro da mãe e coloque na caminha do filhote, na hora de dormir também é legal colocar água morna em uma garrafa pet e deixar na caminha também, eles gostam de dormir encostados em algo quentinho, (evite bolsa térmica, ele pode morder a borracha e ingerir o líquido).

Falando do momento de dormir, justamente por mudar tanto o ambiente, o cãozinho pode estranhar ficar sozinho na primeira noite, o ideal é deixar ele dormir perto de nós, arrumar um cantinho no nosso quarto com água e o banheiro dele.

Água deve sempre estar disponível onde o filhote irá ficar, a comida você deve seguir a orientação do médico veterinário, mas de forma geral filhotes comem de 3 a 4 vezes por dia.

E conte sempre com o auxilio de um profissional de comportamento, evitar situações erradas é sempre melhor do que corrigir algum comportamento, não acredite no mito que filhotes aprendem algo só depois dos 6 meses, eles aprendem a todo momento.

 

Você vai gostar disso também: Pug pulando nas pessoas? Como lidar!

 

Já conhece o nosso canal do AMIGO PUG? Já aproveita e se INSCREVE e dá aquela patada no LIKE.

 

Você conhecia essas dicas quando um Pug filhote chega em casa? Me conta aqui nos comentários o que você faz.

Compartilhe com quem tem, quer ter ou simpatiza com a raça Pug! Só clicar nos botões das redes sociais abaixo. Você inclusive pode mandar esse post agora por WhatsApp.

Um beijo da Malu Araujo – Adestradora comportamental

Se quiser saber mais sobre Adestramento comportamental, me segue no Facebook.

Você também vai gostar de:

Post Anterior Próximo Post

2 Comentários

  • Reply Mel

    Ola
    Adotei uma pug o nome dela eh Hanna, tem 8 meses e eh um amor, mas estou tendo dificuldades com ela, pois mesmo com varios brinquedos que ela parece gostar, ela esta destruindo a casa, ja mordeu toda caminha, e faz xixi em cima dela, ou de qualquer outra coberta que eu coloque para ela dormir.
    Tambem estou preocupada pois eu alimento a Hanna duas vezes por dia, pesando na balança de gramas a quantidade dita ideal pelo pacote de raçåo, que na idade dela seria, 130G por dia, as vezes eu dou um pedaço de banana ou maçå, alem da raçåo, mas parece a Hanna continua faminta, como se nada a saciase, isso eh normal da raçå ou devo levar ao veterinario?

    02/05/2019 at 15:20
    • Reply franther

      Olá, que legal que vc tem a Hanna. Pugs filhotes são assim, destruidores e famintos. Parece que a fome nunca acaba. Você pode dar essas 130gr em 3x no dia. Mas a quantidade é o suficiente. Se você não levou ela no veterinário quando adotou seria bacana. Bjus

      12/05/2019 at 18:55

    Deixe uma resposta

    03/08/2018