Que os pugs são lindos nós já sabemos, mas quais cuidados especiais devemos ter com eles?
Olá Amigo Pug.
Esses cuidados que eu vou te contar agora não servem só para Pugs, mas também para qualquer raça braquicefálica ou seja de focinho achatado. São eles: Buldogue Inglês, buldogue Francês, Cavalier, Pequinês, Boston terrier, Shih tzu entre outros.
Os pugs e todas as raças que eu citei, não fazem a bem a troca de calor com a o ambiente igual aos outros de focinho normal, por isso eles têm uma tendência a ter hipertermia.
O que é hipertermia? O Pug sente muito, muito calor e pode ter um ataque cardiorrespiratório, dar um treco nele e morrer. Por isso que eu falo muito sobre com vocês. Os pugs podem literalmente morrer de calor!
Então quais cuidados devemos ter com pugs?
Tome muito cuidado quando levar em parques ou sair para passear em dias muito quentes! Temos que escolher horários bem cedinho e mais no fim da tarde.
Esses passeios também não devem ser muito longos, mesmo em dias mais frios. Aqui em casa o Jotapeg pede arrego em 20 minutos de passeios com muitos estímulos, por exemplo lugares novos, muita gente, ele fica muito mal, super ofegante.
Se você tem um Pug super agitado como o Jotapeg o ideal é fazer vários passeios curtos por dia, assim você gasta a energia dele, sem sobrecarregar o corpo.
Outro cuidado que você deve tomar com seu Pug é com calor da sua casa. Se estiver um dia muito quente ou você mora em regiões mais quentes, deixe ele com ventilador ou ar condicionado ligado, ofereça água fresca, pode colocar um gelinho, ou mesmo oferecer um sorvete, pegue uma receita para pets em…
Se for passear de carro, escolha horários também mais frescos e se tiver ligue o ar condicionado, e nunca, nunca mesmo deixe ele, nem por 5 minutos fechado no carro sozinho. Eles podem passar muito mal.
Outra coisa também que você deve tomar cuidado é com espirro reverso, e a primeira vez que acontecer você vai ficar assustado, achando que ele tá engasgado. Não tem o que fazer, mas temos que acalmar nosso pug até ele ficar mais tranquilo e passar.
Assista também nosso vídeo sobre quais cuidados devemos ter com pugs.
Você também vai gostar de ler: Pug sente frio?
Já conhece o nosso canal no Youtube AMIGO PUG? Já aproveita e se INSCREVE e dá aquela patada no LIKE.
Me conta aqui nos comentários quais quais cuidados devemos ter com pugs? O seu já passou mal de calor? Como foi?
Compartilhe com quem tem, quer ter ou simpatiza com a raça Pug! Só clicar nos botões das redes sociais abaixo. Você inclusive pode mandar esse post agora por WhatsApp.
Um grande beijo da Fran e lambeijos do Jotapeg e da Nutella.
Sem Comentários