Follow:
Dicas

Pode tosar Pug?

Olá Amigo Pug!

Venho recebido constantemente de vocês essa dúvida: Pode tosar Pug?

Como nós sabemos, Pug é uma raça que não é que necessita de tosa, nem mesmo a tosa higiênica, por terem a pelagem curta. Mas também sabemos que eles perdem muito pelo principalmente em épocas de troca, que ocorrem de 3 a 4 vezes ao ano.

Essa queda ocorre em todas as raças, mas não percebemos tanto. Por exemplo, um poodle, seu pelo se emaranha no outro e eles não caem. Já os que tem pelo longo, eles caem como nosso cabelo, bem menos.

Quando tosamos nossos Pugs o pelo fica menor e temos a sensação que cai menos, mas na verdade continua caindo igual. Mas experiência própria, dá um alivio, porque tem épocas que cai absurdamente, como já falei em outro post sobre como diminuir a queda.

Os pelos são trocados de acordo com a incidência de luz, quando vai esquentar os pelos mais grossos do inverno caem e dão lugar aos pelos mais finos do verão, que ajudam a pele a fazer a troca de calor.

Tem veterinário acha ruim quando falamos em tosar pug e nem outra raça de pelo curto, justamente porque os pelos servem também para regularizar a temperatura e no frio principalmente agem como um casaco de pele. Consulte sempre seu veterinário de confiança antes de decidir se vai tosar o não. Aqui em casa a nossa liberou, por isso tosamos!

Devemos saber que pode tosar Pug, mas ele perde o padrão da raça, continua com carinha de Pug, só que fica descaracterizado. Mas lindo do mesmo jeito! rs

Se você nunca tosou seu Pug, procure um petshop de confiança e pergunte se eles já tosaram Pugs. Essa pergunta é necessária, porque muitos lugares nunca fizeram isso, e por experiência própria não ficou bom. A falta de experiência também pode causar machucados. Por isso não custa perguntar se o lugar tem experiência em tosar pug!

Muitas pessoas me perguntam qual o tamanho da lâmina da máquina, e a resposta é, se tosador for experiente, ele vai saber exatamente qual lâmina usar.

Você está curioso para ver o resultado? Dá uma olhada aqui no Jotapeg.

Pode tosar pug?

Olha quanto pelo sai.

Pode tosar pug?

O pelo ficou mais macio e branquinho. Também ficou mais fácil de aplicar remédio contra pulgas e carrapatos. Fazemos a tosa a cada 3 meses mais ou menos, desde que ele era criança. Valor médio em São Paulo é de R$80 a R$90, tosa e banho.

O fato de deixar o pelo mais curto também ajuda a vermos se eles estão com algum problema de pele, se estão com pulgas e até mesmo carrapatos. Por isso gosto de tosar!

Depois de tosar pug, pode ser que apareça algumas feridinhas no corpo, é normal, e não foram causadas pela tosa, se for uma lugar de confiança claro. Essas feridinhas podem se dar porque já estavam lá antes ou coçarem por conta da tosa. Acontece assim como nós mulheres, que quando nos depilamos ficamos com coceira, mas isso passa logo.

Converse com seu veterinário para saber a opinião dele sobre a tosa.

 

Você também vai gostar de ler: 6 dicas para você escolher o melhor Pet Shop pro seu Pug

 

Já tosou seu Pug antes? Conte pra gente aqui nos comentários.

Compartilhe com outras pessoas que não sabem sobre tosar Pug. Clique no botão SHARE azul aqui em baixo.

Um super beijo da Fran e lambeijos do Jotapeg e da Nutella.

 

Fontes: Canil Yang Guang e Tosa Bebe

 

Salvar

Você também vai gostar de:

Post Anterior Próximo Post

24 Comentários

  • Reply Juliana Meneghetti

    Adorei o post!! Me tirou todas as dúvidas!!

    Obrigada

    16/01/2017 at 17:12
    • Reply franther

      Adoro quando vocês comentam os posts. bjus

      16/01/2017 at 17:32
      • Reply Rosimeire cordeiro

        Tenho um pug de 5 meses ja posso tosar, qual a melhor idade pra fazer a primeira tosa?

        09/04/2017 at 20:08
        • Reply franther

          Olá Rosimeire, você pode tosar depois de 1 ano. Pois ele ainda está trocando os pelos de bebê. Bjus

          10/04/2017 at 09:45
  • Reply Kathylen Forti

    Eu decidi tosar o meu Torresmo no mês de dezembro, e realmente é meio estranho no começo rsrs mais é muito bom! E toso também a cada 3 meses 😍

    16/01/2017 at 19:22
    • Reply franther

      Que bacana! Manda foto pra gente postar dele tosadinho. Bjus

      16/01/2017 at 19:29
  • Reply Lia Santos

    Tenho um lugar de 1 ano e 1/2, o Joca! Toso sempre, acho super higiênico e ele adora! Com esse calor, podemos dar mais banhos e ele fica mais fresquinho!

    16/01/2017 at 19:28
    • Reply franther

      Que legal! Também quero ver o Joca tosado. Bjus

      16/01/2017 at 19:29
  • Reply Francisco

    Em qual lugar vocês tosam? Frequento o Petz para o banho, será que lá é seguro?

    17/01/2017 at 16:30
    • Reply franther

      Eu toso no pet que tem na minha veterinária, lá eles tem muita experiência. Mas o que você pode fazer é ir no Petz e perguntar se eles já tosaram pug? Se disserem que não, procure outro lugar! Bjus

      17/01/2017 at 18:01
  • Reply Daniel

    Não concordo ke eles ficam descaracterizados! Só tem ke levar no tosador certo!

    17/01/2017 at 21:39
    • Reply franther

      Daniel, você tem razão. Mas quando eu digo que descaracteriza, estou falando de pugs para exposição, ou para competição. Para nós que temos como filhos tanto faz. É como eu digo no texto, eles são lindos de qualquer jeito! Bjus

      17/01/2017 at 22:12
  • Reply Bianca

    Disse tudo principalmente procurar um local com experiência. Uma vez levei a minha para tosar e o responsavel pelo pet só faltou me bater rsrs conclusão ficou uma porcaria e ainda machucou minha princesa, sem contar que ela chegou Ronaldo e muito agressiva e agitada.
    Cuidado!!! Ótimo post.

    17/01/2017 at 22:17
    • Reply franther

      Bianca, já aconteceu isso comigo também, levei em um pet, e quando disse que queria tosar, eles se assustaram, perguntaram se eu queria mesmo. Ai só fui perceber que nunca tinham tosado um pug quando acabou! E eu tinha 2 pugs com o pelo todo marcado, cada parte de um tamanho. O lugar era muito legal, bom atendimento, mas não entendiam nada de tosa de pugs. Ficou muito feio. Tadinhos.

      17/01/2017 at 22:22
  • Reply Camila

    Eu tenho 2 pugs e sempre tosei eles. Ficam mais limpinhos e fresquinho. Na Pet q eu levo tem um cara q é craque em pug. Eu adoro e eles tb!!!

    18/01/2017 at 09:43
    • Reply franther

      Camila, que bacana que você achou um pet que confia! Bjus

      18/01/2017 at 10:01
  • Reply Danielle

    Eu mesma tosei o meu pela primeira vez, não ficou ruim não, hj levei ao pet e ele disse q faz em algums pugs fiquei menos preocupada é muito pelo na casa tida, confesso q fico desesperada com isso! Quando vejo uma foto de um pug no sofá na cama fico me perguntando se só o meu q solta tanto pelo assim!

    31/01/2017 at 12:16
    • Reply franther

      Que bacana! Por isso sempre digo para as pessoas conversarem com o seu veterinário pra ver o que ele acha melhor! Sobre pelos não é fácil, pq cai mesmo. Um monte! Aqui no blog fiz um texto sobre pelos tb. Dá uma olhada. Bjus

      31/01/2017 at 14:19
  • Reply Paola Albuquerque

    Acabei de fazer um desabafo num grupo que estou só sobre pugs e exatamente sobre a tosa, estava com com mts dúvida e fiz uma post la pedindo ajuda,uma das meninas deu esse post para ler. Eu eu adorei e me ajudou mto, agora posso dizer que vou sim tosar a Sophia e acompanhas essa página que g td de bom. Parabéns pela ideia é por tirar nossas dúvidas

    03/03/2017 at 20:59
    • Reply franther

      Que bom que gostou do nosso blog! Depois se cadastra pra receber as novidades. Bjus

      05/03/2017 at 21:38
  • Reply Maicon

    Ola! Tosei minha Pug de 4 anos pela primeira vez essa semana. Fui num lugar de confiança que ja têm experiência em tosar PUGs. Foi a melhor coisa que fizemos, ajudou muito com a queda de pelos, e ela parece um ursinho mesmo fora do padrão da raça, fica mais pratico. Recomendo, desde que em um lugar de confiança! Inclusive outra dica é que quando levei para tosar, a moça responsável pelo local perguntou se era a primeira tosa dela e por este motivo indicou o uso de um anti alérgico, pra nao correr riscos.

    20/04/2017 at 17:11
    • Reply franther

      Que legal! Adorei sua dica. Bjus

      20/04/2017 at 17:35
  • Reply Márcia abrahao

    Costumo tirar meu pug desde qdo ele foi liberado pelo veterinário. É muito bom, pois na Rosa verifico se ele algum machucadinho, como já encontrei. Meu pug fica mais leve durante os passeios. Eu costumo tosar a casa 4 meses…sempre no mesmo Petshop onde comprei… Com a mesma pessoa, que é especialista em tosar pug.

    20/04/2017 at 19:19
    • Reply franther

      Bem legal saber disso. Bjus

      20/04/2017 at 20:28

    Deixe um comentário