Olá Amigo Pug.
Muitos dos donos de pets, possuem em casa pelo menos uma plantinha. Mas muitas dessas plantas podem potencialmente intoxicar seu Pug. Gatos por exemplo, ingerem menos plantas que cães, mas ambos sempre procuram na natureza a cura de algum mal que estão sofrendo, pura curiosidade mesmo ou porque gostam do gosto, muitas plantas são cheirosas e saborosas. Acho que é o caso dos Pugs. Eles adoram comer coisas que não devem!
Os filhotes como são mais curiosos costumam comer as plantas, muitas vezes por estarem sozinhos ou por estarem trocando os dentinhos. O problema é que muitas das plantas que temos em casa, podem causar engasgos, dar alergia, causar ferimentos estomacais ou mesmo intoxicar seu Pug.
Evite deixar plantas, sendo tóxicas ou não, em locais que seus pets possam alcançar. Assim você evita problemas. Caso perceba que sua planta foi ingerida, não perca tempo buscando soluções pela internet. Leve-o imediatamente ao veterinário, se possível com a planta. Assim o veterinário vai saber qual providências tomar.
Muitas pessoas tentar provocar vômito ou dão leite à seus animais. Não faça isso, pois o vômito pode ser aspirado e ir parar no pulmão e seu Pug desenvolver uma pneumonia, e agravar ainda mais o quadro dele. Leite não é antídoto para venenos.
Veja abaixo as 5 plantas que podem intoxicar seu Pug
- Comigo-ninguém-pode – essa é a mais conhecida da plantas tóxicas. A planta toda tem toxidade, desde a raiz até as folhas. Sintomas: dificuldade de respirar em engolir, irritação oral e nos olhos. Podem ocorrer alteração neurológica e renal.
- Espada de São Jorge – uma planta que muita gente tem em casa. Ela também é tóxica por inteiro. Sintomas: dificuldades em se mexer e respirar. Salivação em excesso.
- Lírio: esta planta irrita o nariz, olhos e boca. E é tóxica por completa. Sintomas: irritação nas mucosas, como coceira, dificuldade de respiração e deglutição.
- Azaleia – uma planta linda e colorida, mas pode ser muito perigosa. Sintomas: vômito, diarreia e convulsões.
- Copo de leite – a planta toda também é tóxica. Sintomas: irrita os olhos, nariz e boca. Pode causar vômitos, diarreia e paralisia da língua
Outras plantas que podem intoxicar seu Pug
- Bico-de-papagaio
- Manacá
- Palmeira-sagu
- Tomate verde
- Maconha
- Urtiga
- Mamona
- Violeta
Lembre-se em caso de envenenamento o tempo é muito importante. Quando mais rápido você socorrer seu pet mais chances ele tem de sobreviver.
Aqui em casa, eu tenho 1 planta, são suculentas e ficam dentro de um vidro, bem longe dos meus pequenos. Tento tomar muito cuidado com isso!
Você vai gostar de ler também: O que fazer em caso de envenenamento do seu Pug
Já conhece o nosso canal no Youtube AMIGO PUG? Já aproveita e se INSCREVE e dá aquela patada no LIKE.
Você tem plantas na sua casa? Já aconteceu algum acidente? Conte-nos aqui nos comentários.
Compartilhe com quem tem, quer ter ou simpatiza com a raça Pug! Só clicar nos botões das redes sociais abaixo. Você inclusive pode mandar esse post agora por WhatsApp.
Um grande beijo da Fran e lambeijos do Jotapeg e da Nutella.
Sem Comentários