Follow:
Curiosidades

Conheça a raça Pug

raça pug

Para os PugLovers nada mais lindo, charmoso, amoroso, carinhoso e fofíneo que um cão da raça Pug. E os Pugs filhotes então?

 

Olá Amigo Pug.

Demorei muito para fazer este post, sobre essa raça tão maravilhosa e contar para vocês de onde vêm os Pugs. Onde vivem. Do que se alimentam. Como se reproduzem. Brincadeiras a parte, vamos falar tudo sobre Pugs neste texto.

Vou contar um pouco sobre minhas experiências com meus dois Pugs, para tentar ajudar quem tem, ou quer muito ter um Pug e ainda está em dúvida sobre seu comportamento, saúde e principalmente se solta muito pelo. E para quem não sabe nada sobre a raça Pug chegou a hora de conhecer.

 

Informações gerais da raça Pug

 

  • Raça: Pug
  • Porte: Pequeno
  • Utilização: companhia
  • Vida: 10 a 15 anos
  • Soltam pelo: sim, e muito
  • Cores: Pug preto, Pug abricot, Pug fulvo e Pug prata (esse eu nunca ví pessoalmente)
  • Ranking da inteligência: 57º
  • Adestrabilidade: média
  • Temperamento: inteligente, teimoso e companheiro (prepare-se para nunca mais ir ao banheiro sozinho)
  • Problemas de saúde: Olhos, pele e respiração
  • País de origem: China

 

Características da raça Pug

Um Pug não é um Buldogue Francês com as orelhas para baixo, a raça mais próxima do Pug é o Pequinês que tem a mesma origem Chinesa. Eles se classificam como cães de companhia, pois tem o temperamento dócil, sociável e adoram ficar perto dos humanos.

Os Pugs tem forma mais compacta e uma musculatura rígida, maior que a média de outros cães do mesmo porte, seu peso quando adulto pode variar entre 6 a 10kg, mas o veterinário pode lhe dizer qual o melhor peso.

Sua cabeça redonda, seus olhos pretinhos e saltados e o focinho bem achatado de perfil, são as características mais típicas da raça pug.

Já as orelhas dos Pugs são pretas e caídas sobre a cabeça, suas rugas são profundas e mais escuras internamente. Um verdadeiro Pug tem uma ruga maior em cima do nariz e um rabinho enrolado com 1 ou 2 voltas. Suas cores, prata, abricot, fulvo e preto, devem ser bem definidas, para manter o contraste entre as cores das rugas e a máscara.

O Pug filhote não tem o rabinho ainda totalmente enrolado, e nem todas as rugas definidas na cabeça. Quando crescem ficam com todas as características que falamos acima. Inclusive o Pug filhote abricot é bem marrom, depois ele fica na cor certa. Já o Pug filhote preto suas rugas ficam mais escuras na parte interna e mais definidas.

Uma pergunta que muitos me fazem existe Pug Mini? Não, não existe, e se tentarem te vender como algo exótico, tome cuidado!

Ao contrário do que muitos pensam o Pug é bem agitado, e precisa de passeios diários, e até aguentam uma brincadeira mais intensa com crianças, mas isso deve ser feito com supervisão. Pugs são inteligentes, muito teimosos e cheios de personalidade. Por isso devemos mostrar os limites e proibições desde cedo. Não costumam latir à toa. São perfeitos para casais, famílias com crianças, e tutores sem experiência.

Você sabe calcular a idade do seu Pug?

Origem da raça Pug

Na China antiga aproximadamente 700 A.C está nas escrituras o que provavelmente era o precursor da raça Pug, como algo referente a “boca curta”. Depois em 1 D.C existiam referências em documentos um cão pequeno, de pernas e focinho curtos.

Em 1300 D.C haviam três pequenas raças de cães na China que foram identificados como antecessores dos Pugs, que eram constantemente cruzadas entre si, e os descendentes nasciam com pelo curto e longo em uma mesma ninhada.

A China começou a negociar seda com a alguns países da Europa como Portugal, Espanha, Holanda e Inglaterra. E os Pugs foram levados como presentes pelo comerciantes. Assim começa a história do Pug na Europa.

Inicialmente na Holanda os Pugs foram chamados de Mapshond, onde são chamados até hoje. A a raça denominada PUG aconteceu quando William III e Mary II, ocuparam o trono da Grã-Bretanha em 1688, e os Pugs pretos foram documentados em Pinturas datadas do século XVIII.

A popularidade dos Pugs foi aumentado pela Europa, com a raça sendo chamada de Carlin na França, de Dogullo na Espanha, de Mops na Alemanha e de Caganlino na Itália.

Pug foi à raça de cachorro preferida da esposa do Napoleão Bonaparte.

raça pug

Representações históricas de Pugs – Imagens Wikipédia

Os pugs desembarcaram pela primeira vez nos Estados Unidos logo após a Guerra Civil Americana. Em 1885, eles já eram exibidos em todo o país. Mas foi apenas em 1931, que os criadores da Costa Oeste decidiram fundar o Clube Pug Dog Of America, que depois virou o American Kennel Club.

Já no Brasil os primeiros Pugs sugiram na década de 50, mas foi na década de 90 que a presença da Pug Inês, na Novela Por Amor, exibida pela Rede Globo, difundiu a raça por todo o nosso país. Em um dos capítulos Inês se casa com Fadul, Pug de Jorge Amado.

Mundialmente o Pug ficou conhecido graças ao filme MIB, Homens de Preto, que tinha o Pug Frank falante! Quem não quer ter um?

 

Personalidade da raça Pug

Sinto lhe dizer, mas depois do Pug nunca mais você estará sozinho, até para ir no banheiro no meio da noite ele lhe acompanhará. O Pug é muito sociável com estranhos e crianças (salvo alguns que fogem a regra), e se adaptam rapidamente. Dizem que é a raça mais dócil! Eu concordo.

Adoram um colo e dormir juntinho com você na cama. Não é um cão para ficar no quintal ou muitas horas longe dos seus humanos.

Não costumam latir muito. O Jotapeg quase não late, já a Nutella late mais, mas quase nada comparado a outras raças. Cada Pug é único.

Pug Ciumento

Cuidados e Saúde da raça Pug

Pugs precisam de ração Premium ou Super premium, pois quanto melhor a qualidade da ração menos doenças ele terá. A qualidade da ração também influencia na queda de pelos. Mas esse eu já vou avisando, cai, e cai muito, muito mesmo. Com suplementos que o veterinário pode orientar é possível melhorar, mas não acabar. Se quiser saber mais sobre queda de pelo, clique aqui.

A raça Pug também costuma ter problemas de pele, com espinhas no rosto, e fungos entre suas dobrinhas do rosto. Dermatites e outras doenças também são comuns.

As principais vacinas que um Pug deve tomar são V1o e antirrábica, se quiser saber mais sobre vacinas clique aqui. Mas eu costumo dar vacina de Gripe Canina, pois eles são braquicefálicos (focinho curto) e tratar uma gripe pode ser bem difícil neles, então prefiro prevenir.

Não possuem boa resistência física, e altas ou baixas temperaturas podem causar morte. Os olhos dos Pugs também são muito sensíveis pois são mais expostos.

Pugs rocam bastante, e também soltam “pum”. Por conta do nariz encurtado eles roncam bastante, e não há nada de errado com ele, apenas é assim que eles dormem. Muitos PugLovers acham esse ronquinho “música” para ouvidos. Já sobre os gases, isso dependerá da ração que você der. Algumas dão mais gases que outras.

 

Dicas para raça Pug

Pugs precisam de cuidados que talvez a maioria das raças não precise, por isso se você quer adquirir um, pense bem antes.

Limpeza da rugas: de 2 a 3x por semana a rugas devem ser limpas e secas, com produtos apropriados.

Banhos: não devem ser semanais, pois tira a proteção da pele e também aumenta o cheirinho ruim.

Dentes: devem ser escovados em limpos desde bebês, pois ao passar dos anos podem causar doenças, mas isso se aplica a qualquer raça.

Comida: Pugs tem tendência a obesidade, o ideal limitar a quantidade de ração e petiscos diários.

Olhos: devem ser limpos com soro fisiológico e depois devem ser secas as dobras para não causar infecções.

Pelo: como eles caem muito, o ideal é escovar pelo menos 3x por semana ou diariamente. A tosa também ajuda.

Curiosidades sobre a raça Pug

1. Perseguem o dono pela casa, nunca mais você vai fazer nada sozinho.

2. Soltam muito pelo. Muito mesmo!

3. Não são muito obedientes. Vão te testar até você cansar.

4. Tem tendência a ficarem gordinhos.

5. Não aguentam muito tempo exercícios físicos. Cansam rápido.

6. Muitos famosos tem ou já tiveram um Pug. Incluindo Rafinha Bastos, Jorge Amado, Clodovil e vários outros internacionais.

7. Tem muito amor pra dar.

8. Boa companhia para todas as idades.

Preço do filhote da raça Pug

Quanto custa um Pug filhote? O valor depende da origem do Pug, quem são os avós, os pais, se possuem ou não pedigree e região.

Mas costumar variar entre R$1.000 a R$5.000 (encontrei esse valor em pet famoso de São Paulo).

Você pode até encontrar um Pug para adoção em comunidades no Facebook. Minha Nutella é adotada.

 

Pug preto é mais caro que Pug abricot? Não necessariamente, isso varia de acordo com sua linhagem.

Pug fêmea é mais cara que Pug macho? Sim, fêmeas costumam ser mais caras.

 

Você pode saber mais nesse link: Onde devo comprar Pug?

 

O texto acima é informativo, para saber mais sobre a raça Pug procure um veterinário de sua confiança.

 

Fontes: Tudo sobre cachorros, Portal Dog, Portal dos Pugs, CachorroGato, Pet Caramelo e Wikipédia

 

Você também vai gostar de ler: Quanto custa ter um Pug?

 

Já conhece o nosso canal no Youtube AMIGO PUG? Já aproveita e se INSCREVE e dá aquela patada no LIKE.

 

Você gosta da raça Pug? Esses post te ajudou? Conta pra gente aqui nos comentários.

Compartilhe com quem tem, quer ter ou simpatiza com a raça Pug! Só clicar nos botões das redes sociais abaixo. Você inclusive pode mandar esse post agora por WhatsApp.

Um grande beijo da Fran e lambeijos do Jotapeg e da Nutella.

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Você também vai gostar de:

Post Anterior Próximo Post

13 Comentários

  • Reply Kátia

    Não tome antidepressivos compre um pug e terá a cura. Amo meu Diogo.

    29/08/2017 at 16:05
    • Reply franther

      Pura verdade! Bjus

      29/08/2017 at 16:07
      • Reply Isabel Cristina Rodrigues Ferreira

        Boa noite!!! Tenho uma fêmea que dia 23 de abril vai completar 6 meses,ela tá mto quietinha ,rabo pra baixo ,bem tristinha e não costuma ser,e ficando muito quente ,fucinho seco e quente. Levei no veterinário mas não estão achando o porque da febre ,ser a o cio mesmo ?

        21/04/2020 at 19:49
        • Reply Luah Kennel

          Dente… Causa isso TD…RS pois é, podem ter vômito e diarréia tbm… Mtos acham exagero, mas os filhotes são como filhos, basicamente tem as mesmas manhas… Se tem filho vai entender, senão tem sinta se uma mãe…rs

          25/06/2020 at 00:43
  • Reply Gilda Zanetti

    Esqueceu de falar que o dormir deles geralmente é em cima da nossa cabeça! Hahahaha
    Amo demais meu pretinho

    31/08/2017 at 17:42
    • Reply franther

      Oi. Verdade! Esqueci mesmo. Vou mudar no texto. Bjus

      31/08/2017 at 17:55
      • Reply franther

        Oi Karla. Não fica não! Pode dar, mas com moderação. Bjus

        11/09/2017 at 13:55
  • Reply Karen

    Oi Boa noite eu tenho dois pugs irmão porém um é bem grande e o outro bem pequeno eles nasceram na minha casa por este motivo tenho certeza absoluta que são irmã. Vc sabe me dizer por que isso aconteceu

    23/08/2018 at 23:36
    • Reply franther

      Olá Karen, pode ter a ver com a alimentação de quando eram bbs, um mamava mais que outro, e por isso um desenvolveu mais que outro. Ou pode ter a ver com genética também. Bjus

      27/08/2018 at 12:11
  • Reply Marcelo

    Adquiri meu pug de nome Théo….
    Está com 2 meses…muito levado nes as fase da vida..embora novinho é muito amigo…uma ótima escolha que fiz..

    19/07/2019 at 22:05
    • Reply Fran Ther

      A gente ama muito. Bjus

      22/07/2019 at 14:07
    • Reply Walter Rodrigues

      Olá também tenho um PUG com o nome de THÉO….tem 1 ano e 3 meses….hoje nasceram suas crias…2 Machinhos e 1 fêmea…
      Feliz demais com os meus netinhos…kkkk.

      12/08/2019 at 21:29
      • Reply Fran Ther

        Que legal! bjus

        22/08/2019 at 10:41

    Deixe uma resposta

    28/08/2017