Você sabe o que é Cinomose? Vou te contar tudo nesse post!
Olá, Amigo Pug.
Você já ouviu falar de Cinomose? Eu não conhecia essa doença até pouco tempo atrás, não sabia de sua gravidade e de seus sintomas.
A Cinomose é uma doença que aparece mais em Pugs idosos e filhotes, mas pode acometer-lhes em qualquer idade. Os sintomas desta doença são comuns a de doenças mais leves, mas esta pode ser fatal. Por isso, deve-se conhece-la para poder identificar.
O que é a doença Cinomose?
A doença é altamente contagiosa e multissistémica, o que quer dizer que enquanto evolui pode atacar todo o organismo e gerar diversos sintomas. Ela é um vírus da família Paramyxovirus e possui alta taxa de mortalidade e pode deixar graves sequelas.
Como ocorre a transmissão da Cinomose Canina?
A cinomose é transmitida a partir do contato direto ou indireto com Pugs infectados, por isso o ideal é evitar compartilhar comedouro, bebedouro e brinquedos. Também pode ser transmitida se os pugs ficarem confinados com algum infectado, vale lembrar que o vírus sobrevive por até 3 meses em um ambiente. Mas, com uma limpeza simples já pode ser eliminado, sendo que não é imune a desinfetante.
Quais são os principais grupos de risco da doença?
Agora uma boa notícia, a cinomose não é transmitida para os humanos. E também afeta apenas os cachorros, quando falamos de animais domésticos (dentro deste tópico se encontram os gatos, as aves, os roedores, os répteis, entre outros).
Já na natureza animais como guaxinins e raposas também podem ser infectados, se seu Pug tem acesso e contato com bichos como esses é melhor ter cuidado e se preocupar um pouco mais.
Quais são os sintomas da Cinomose?
Os sintomas da doença se parecem com os de muitas outras, já que após a contaminação eles podem apresentar: Tosse, perda de apetite, corrimento nasal e ocular, diarreia, vômito, o animal pode ficar cambaleante, ter tiques nervosos, convulsões, paralisias, além de dificuldade para respirar e febre.
Os sintomas da doença vão se agravando conforme muda de fase, a doença vai progredindo. E os mesmos podem variar de pug para pug.
As fases da doença são:
Fase respiratória
- Tosse seca ou com secreção;
- Pneumonia;
- Secreção nasal;
- Dificuldade respiratória;
- Secreções oculares;
- Febre aguda.
Fase gastrointestinal
- Vômitos;
- Diarreia (com possíveis estrias de sangue);
- Anorexia (falta de apetite);
- Dor abdominal.
Fase neurológica
- Vocalização involuntária (como se estivesse sentindo dor);
- Alteração comportamental;
- Convulsões;
- Contrações musculares involuntárias;
- Andar em círculos;
- Movimentos de pedalagem;
- Paralisia.
Fase cutânea
- Pústulas abdominais;
- Hiperqueratose (espessamento) nos coxins e focinho;
- Conjuntivite;
- Lesões na retina.
Como o diagnóstico da doença é feito?
A doença pode ser diagnosticada por meio de exames, tanto clínicos quanto laboratoriais e entrevistas com o tutor . Dentre os exames os mais pedidos são os hemogramas que podem identificar certos anticorpos.O mais certeiro que identifica o vírus com eficaz é o PCR.
Como é feito o tratamento da Cinomose? Existe cura?
Não existem antivirais que consigam controlar ou cessar o desenvolvimento da doença, portanto o que pode ser feito é tratar os sintomas que acometem diversos sistemas. Antibióticos são dados para tratar de infecções secundárias nos sistemas respiratório e digestório, fluidoterapia para diminuir a desidratação, anticonvulsivante para possíveis crises convulsivas e também suplementos nutricionais e terapias alternativas.
A doença tem sequelas?
Se a doença chegar na fase neurológica o pug pode ter crises convulsivas por toda a sua vida, tremores musculares e andar desgovernado. Essas sequelas podem ser diminuídas com fisioterapia e acupuntura para melhorar a qualidade de vida, mas o animal sempre as terá.
Como prevenir a Cinomose canina?
Para prevenir a Cinomose basta vacinar o filhote, a vacina está inclusa no pacote de V8 , V10 e V11. São dadas de 3 a 4 doses e o cachorro só estará imunizado após a última dose.
Espero que tenha tirado suas dúvidas e te informado sobre essa doença grave que pode afetar seu Pug. Me conta aqui nos comentários se você já conhecia a doença, se você sabe de algum caso e o que você pensa sobre ela.
Você também vai gostar de ler:
Já conhece o nosso canal no Youtube AMIGO PUG? Já aproveita e se INSCREVE e dá aquela patada no LIKE
Compartilhe com quem tem, quer ter ou simpatiza com a raça Pug! Só clicar nos botões das redes sociais abaixo. Você inclusive pode mandar esse post agora por WhatsApp.
Um grande beijo da Fran e lambeijos do Jotapeg e do Pudim
1 Comentário
Top esse artigo, encontrei por acaso porém me interessou
12/08/2021 at 16:56muito………