Este post vai te ajudar a escolher a melhor maneira de comprar Pug e por onde começar!
Olá Amigo Pug.
Depois de tudo que vimos pela internet sobre o resgate que a Ong da Luiza Mell (você pode ler mais aqui) fez, onde foram encontrados 135 cães explorados, mal tratados, com patas e maxilares quebrados, vivendo na mais completa imundice, nos faz pensar muito sobre até onde vai a ganância do ser humano, e que muita gente colabora com isso e nem sabe.
Por isso resolvi fazer este post, para ajudar quem está pesquisando comprar um Pug, e nem sabe por onde começar.
Acho que primeiro de tudo, antes de pensar em comprar Pug, qualquer outra raça ou mesmo adotar um SRD, devemos fazer uma reflexão se realmente temos condições financeiras e psicológicas de ter um animal, afinal, não é como um brinquedo, que depois de adquiri-lo, se não gostar, você encosta em um canto ou guarda. Estamos falando de uma vida, que depende de você para tudo, e sem seus cuidados ele morre.
Aqui no blog fiz um post sobre: Quanto custa ter um Pug? Assim você pode saber quanto ele vai te custar depois da compra, com ração, veterinário e etc.
Saiba também que um filhote, vai chorar, cavar, soltar pelos, arranhar ou destruir seus móveis e fazer xixi pela casa. Por isso procure a maior quantidade de informações possíveis, (aqui no blog você vai achar muitas dessas informações), para ver se o Pug é mesmo compatível com que você espera de um cachorro e se ele realmente é ideal para você e sua família.
Depois de ler acima e refletir, você ainda acha que o Pug é o seu cão ideal, vamos lá para as dicas.
1. Comprar Pug – A escolha do criador
Acho que essa é a parte mais delicada, quando falamos de um cão de raça pura. Essa escolha é muito importante. Muita gente me fala que não liga para padrão ou mesmo para pedigree, e acabam fazendo escolhas ruins ou mesmo sem saber que estão financiando atrocidades, porque simplesmente as pessoas desconhecem de onde seu filhote veio.
2. Comprar Pug – Em PetShops ou feira de animais
Não acho essa uma boa escolha, e sei que muita vai ter comprado desses lugares, e tem um cão saudável, com pedigree. Mas a grande maioria nem se quer perguntou onde era o canil, quem eram os pais, se poderia ir lá conhecer. Simplesmente gostou e comprou!
Algumas pessoas acabaram comprando seu Pug com doenças genéticas ou problemas congênitos, pois a maioria desse tipo de criação apenas visa lucro e não o bem estar dos Pugs. O melhor é não incentivar esse tipo de criação e compra por impulso.
3. Comprar Pug – Criador caseiro ou de primeira viagem
Esse tipo de criação, é quando alguém cruza sua Pug fêmea que tem em casa, com um Pug macho do vizinho por exemplo, e os seus filhotinhos são vendidos para conhecidos, pela internet, em grupos do Facebook e em sites como Mercado Livre e OLX. Geralmente esses são vendidos por bons preços, abaixo do mercado. O problema desse tipo de criação, é que não há uma busca por um acasalamento ideal, pois desconhecem sobre genética canina, sem preservar padrão, simplesmente cruzam e outros muitas vezes estão precisando de dinheiro e acharam que é um bom negócio vender os filhotinhos. Por isso somos a favor de castração!
4. Comprar Pug – Criador especialista da raça Pug sério
Acredito que essa é a melhor opção para quem vai comprar pug. O preço vai ser bem maior do que citei acima provavelmente, mas ter uma criação de raça pug exige muita dedicação, estudo, cuidado, carinho, respeito aos padrões e bem estar animal, e isso custa caro. Mas você terá um exemplar de Pug com boa saúde, dentro dos padrões e qualidade genética.
Mas não é porque você viu na internet o nome criador de Pugs no site de busca, que quer dizer que ele seja bom e faça tudo isso! Tá cheio de picaretas por ai. Por isso vou te ajudar a escolher um canil excelente e confiável. Basta seguir a regras abaixo.
a) Pesquise se o canil tem registro no Kennel Club, participante do sistema CBKC (Confederação Brasileira de Cinofilia).
b) Vá visitar o canil, e peça para conhecer os pais do seu futuro filhote. Ambos devem ter laudo atestando serem aptos a reprodução. E pergunte com que frequência as fêmeas dão cria, que deve ser 1x ao ano.
c) Pergunte se o canil, possui veterinário responsável, e se achar necessário peça para falar com ele.
d) Verifique se o ambiente é limpo, se os filhotes tem aparência saudável, se não são muito medrosos ou agressivos e se tem água disponível. Não deve haver ração pelo chão e filhotes com diarreia.
e) Um criador sincero jamais vai tentar lhe vender um cão com menos de 45 dias, pois sabem da importância dos primeiros meses com sua matilha.
f) É normal um criador fazer algumas perguntas, sobre como será a vida do Pug, onde ele dormirá, se a família o aceitará bem. Pois querem se certificar que terão boas condições de vida em sua nova família.
g) O canil deve lhe dar o Pedigree, se não der, exija! Também deve fornecer a carteirinha de vacinação e instruções por escrito sobre cuidados, alimentação, vacinação e dicas sobre o filhote.
Se o seu canil escolhido preenche todos o requisitos, acho que você achou seu criador! Mas se algum dos tópicos acima não foi respondido, ou você ficou com dúvidas, pense bem, pois você pode ter futuramente problemas de saúde ou mesmo de temperamento com seu Pug. Por isso não haja por impulso.
Você também vai gostar de ler: Conheça a raça Pug.
Já conhece o nosso canal no Youtube AMIGO PUG? Já aproveita e se INSCREVE e dá aquela patada no LIKE.
Você já encontrou seu canil? Seu Pug foi comprado onde? Me conte aqui nos comentários.
Compartilhe com quem tem, quer ter ou simpatiza com a raça Pug! Só clicar nos botões das redes sociais abaixo. Você inclusive pode mandar esse post agora por WhatsApp.
Um grande beijo da Fran e lambeijos do Jotapeg e da Nutella.
26 Comentários
A minha bebe foi comprada no canil Stalnacke em Campinas/SP
02/10/2017 at 16:14Que bacana! Bjus
02/10/2017 at 17:18Qual o endereço desse canil, estamos querendo comprar um também.
17/08/2018 at 16:39O meu pug foi comprado no canil afraqueen em Rio Grande. Ja está com quase 3 anos e os únicos problemas de saúde q teve, foi da raça mesmo, como problemas de pele. No mais é lindo e com excelente padrão.
03/10/2017 at 14:22Muito legal! Bjus
03/10/2017 at 15:48Meu filho foi comprado no PUGS Marine, no RJ, excelente canil de criação exclusiva de pugs, com maternidade e funcionários treinados p/ os cuidados das matrizes e padrinhadores.
03/10/2017 at 15:35Muito bom. Bjus
03/10/2017 at 15:48O meus são do Amambai de Itu,faz 6 anos e costumo visitar até hj o canil é conversa sempre com a criadora,segui o caminho que vc descreve no seu post antes de comprar o meu filho e realmente encontrei uma criadora seria e comprometida com a raça.
03/10/2017 at 18:28Isso é muito bom. Bjus
04/10/2017 at 17:17Meu pug é lindo, infelizmente ele foi abandonado em uma fazenda onde acsbei o encontrando perdido e todo machucado 😢 cuidei e agora ele esta saudável e lindao
04/10/2017 at 00:59Ainda bem que ele encontrou você! Eles são gratos pelo resto da vida. Minha Nutella também foi resgate. Amo amo amo. Bjus
04/10/2017 at 17:18Sim, ele é louco com a gente, somos apaixonados por ele
04/10/2017 at 18:57Que delicia! Manda uma foto pra gente, contato@amigopug.com.br, Bjus
04/10/2017 at 19:10Comprei meu PUG no dia 30/12. Virei o ano com um novo amiguinho. Estou gostando bastante da experiência. Comprei o meu eu um criador especialista da raça Pug. A criadora ficou mais de uma hora me fazendo perguntas e explicando sobre a rotina dos PUGs. Estou encantado com o meu filhote. Ele é muito elétrico e não para quieto; O nome dele é Rick; e ele trouxe uma alegria para o meu lar.
05/01/2018 at 16:37Que felicidade! Você vai adorar seu novo amigo. Bjus
05/01/2018 at 17:17Onde foi que vc comprou ?
02/12/2019 at 12:37Boa noite!
12/05/2018 at 23:17Pessoal alguém conhece algum canil especialista em pugs na região do Abc ou grande São Paulo para me indicar,estou louca para comprar meu bebê mas não conheço nenhum lugar de confiança.
Eu comprei o Jotapeg em Minas. Estou pesquisando canis para poder indicar. Bjus
14/05/2018 at 07:36Oi Fran! Qual canil de Minas você comprou?
13/06/2018 at 02:01Não recomendo onde comprei. Bjus
13/06/2018 at 10:01Olá! Estou pesquisando canil sério pra comprar um Pug. Mas confesso que está difícil encontrar.
14/10/2018 at 19:55Sou do interior do Rio.
Alguém pode indicar algum? Obrigada!
Olá. Legal você pesquisar isso. Desculpe, mas no Rio eu não conheço ninguém aí. Bjus
15/10/2018 at 17:23Boa tarde! estou atrais de indicações de canil em São Paulo. Quero muto um pug. Obrigada
12/12/2018 at 12:01Estamos pesquisando alguns e em breve faremos um vídeo sobre o assunto. Bjus
15/12/2018 at 15:38Boa tarde. Também estou a procura de um canil de responça.pois tbm estou a procura de um pug.
25/01/2019 at 17:51Olá, como ainda também estou avaliando canis bons, ainda não posso te indicar. Mas em breve teremos vídeo no canal. Bjus
28/01/2019 at 23:06