Um cachorro lambendo a pata sem parar, também é conhecido como lambedura excessiva.
Olá Amigo Pug.
Você já viu um cãozinho lambendo as patas? Isso é um comportamento normal quando o pug não se lambe em excesso. Mas como identificar se ele está lambendo excessivamente? A maneira que as pessoas mais percebem é quando a coloração dos pelos mudam ou quando há falhas nos pelos, mas quando chega nesta fase o comportamento já está num ponto mais crítico. Eles se lambem para se limpar, mas não o tempo todo, se perceber que seu pug começou a lambem muito uma área, a primeira atitude é leva-lo para uma consulta no veterinário e descartar que essa lambedura não está associada a uma alergia na pele, e se for encontrado algo, fazer certinho o tratamento já irá solucionar o problema.
Quando descartada a hipótese de algum problema clínico, do ponto de vista de comportamento a lambedura está ligada ao tédio, ao tempo ocioso e falta de atividade, vou te contar algumas dicas de como melhorar isso.
Então, o que fazer quando tenho um Pug lambendo a pata sem parar?
A primeira atitude se você perceber seu cãozinho se lambendo é não dar bronca, muitas pessoas se incomodam com isso e costumam chamar o pug, cutucar ou fazer algo para chamar atenção dele, mas isso pode ser interpretado por eles como atenção, eles começam a se lamber e imediatamente o tutor para sua atividade para corrigi-lo.
Se tiver necessidade de utilizar algum recurso para que ele diminua o comportamento de lamber, a melhor opção é encontrar um spray amargo que seu pug não goste e passar no local, não recomendo nenhuma solução caseira sem a indicação de um profissional.
Mas o spray não é a solução para o problema, ele pode ser um complemento em alguns casos, o ideal mesmo é ocupar o tempo do seu pug com atividades, caprichar no enriquecimento ambiental, nos passeios e brincadeiras para deixar o dia a dia deles mais divertido e ativo. Lembre-se que vários brinquedos parados numa caixinha não conta como atividade para eles, enriquecimento ambiental é natural para eles também, precisamos dedicar um tempo do nosso dia a dia para preparar o ambiente para eles!
Você também vai gostar de ler: Pug pulando nas pessoas? Como lidar!
Já conhece o nosso canal no Youtube AMIGO PUG? Já aproveita e se INSCREVE e dá aquela patada no LIKE.
Você já sabia o que fazer quando tem um pug lambendo a pata sem parar? O que você faz? Me conta tudo aqui nos comentários!
Um beijo da Malu Araujo – Adestradora comportamental
Se quiser saber mais sobre Adestramento comportamental, me segue no Facebook.
Sem Comentários