Todo ano novo você fica desesperado pois seu pug tem medo de fogo?
Chega o final do ano e quem tem um bichinho em casa que tem medo de fogos, fica apreensivo, pensando no desespero e desconforto que eles sentem.
Os cachorros tem o ouvido mais sensíveis e alguns interpretam esses barulhos de várias formas.
Vamos lá para as dicas para cães com medo de fogos
Aa primeira dica é treinar com antecedência, agora perto do ano novo, o que dá pra fazer é diminuir o desconforto e tomar alguns cuidados para a segurança dele. Deixe seu pug em um cômodo seguro, retire objetos, fios e qualquer item que possa machuca-lo, não o prenda com guia, ele pode se enroscar e se machucar. Colocar uma plaquinha de identificação é muito importante também, mesmo para quem mora em apartamento.
Um algodãozinho no ouvido deles, ajuda a abafar o som, além disso, deixe no ambiente em que ele ira ficar um som ou a TV ligada, com uma música calma, e num volume mais alto, também para ajudar a abafar mais o som dos fogos.
Dê uma boa caminhada com seu pug antes, um passeio antes do horário dos fogos ajuda a deixar ele mais relaxado e calmo. Prepare uma brincadeira super divertida para o momento dos fogos, um brinquedo recheado, uma bolinha que libera petisco, mas capriche, os fogos os deixam mais tensos e algo comum como a ração pode não chamar tanta atenção deles.
Não dê nenhum tipo de medicação para o seu pug que não tenha sido indicada pelo veterinário, muitos cães tem um medo tão intenso dos fogos que precisam de um auxílio de medicamento, mas só o veterinário pode prescrever qual o mais adequado e a dosagem.
O ideal para diminuir o medo do seu pug é fazer com que o som dos fogos se torne um som habitual e ligado a um momento de brincadeira ou de algo prazeroso. Procure um vídeo na internet ou um aplicativo de fogos e coloque esse barulho com o volume mais baixo e aos poucos vá aumentando, sempre brincando com ele ou oferecendo um pedacinho de petisco, e percebendo quando ele fica mais tranquilo para aumentar o volume, sempre distraindo ele.
Cada cãozinho responde de uma forma diferente, se você tiver qualquer dificuldade no treino, procure o auxílio de um profissional de comportamento.
Fizemos um vídeo para te auxiliar nesse treino.
Você também vai gostar de ler: Tem um Pug teimoso? Saiba como melhorar isso.
Já conhece o nosso canal no Youtube AMIGO PUG? Já aproveita e se INSCREVE e dá aquela patada no LIKE.
Me conta se seu pug tem medo de fogos? O que você faz? Me conta tudo aqui nos comentários!
Compartilhe com quem tem, quer ter ou simpatiza com a raça Pug! Só clicar nos botões das redes sociais abaixo. Você inclusive pode mandar esse post agora por WhatsApp.
Um beijo da Malu Araujo – Adestradora comportamental
Se quiser saber mais sobre Adestramento comportamental, me segue no Facebook.
Sem Comentários