Follow:
Dicas

10 perguntas sobre Pug no cio que você queria fazer

10 perguntas sobre pug no cio

Olá Amigo Pug.

Sempre busco inspiração nos Grupos de Pugs que existem no Facebook para fazer meus artigos. E hoje eu ví uma dúvida recorrente sobre Pug no cio. Por isso resolvi escrever esse post para te dar uma luz!

Acho que a primeira coisa é entender o que é o cio, e porque ele faz a fêmea ter comportamentos diferentes do que de costume.

Se você é papai ou mamãe de uma linda Puguinha, e ela está perto dos 6 meses e você ainda não a castrou, provavelmente ela vai entrar no cio. Normalmente entre 6 meses a 9 meses o corpo da fêmea, não importa a raça, está pronto para o primeiro cio. Isso não quer dizer que ela já pode cruzar, pois muitas vezes seu aparelho reprodutivo ainda não está pronto para receber os filhotes.

Este cio vai acontecer a cada 6 meses mais ou menos e não vai ser um momento muito agradável para sua Pug. As fêmeas costumam ficar mais quietas, dengosas, chorosas ou até mesmo mais agitada. Cada fêmea é única e vai se comportar de acordo com sua personalidade!

Se você não tem intenção de cruza-la (o ideal é deixar isso para criadores experientes), a maioria dos veterinários recomendam a castração antes do primeiro cio, pois isso aumenta a longevidade e diminui risco de doenças como câncer de mama e útero.

Veja abaixo as dúvidas mais frequentes sobre Pug no cio:

1. O que é o cio?

É quando a cadela está pronta para ter filhotinhos. O corpo dela vai dar sinais, para chamar a atenção de machos que também não foram castrados. Para estar pronta ela vai passar por vários ciclos até finalmente acasalar. Esses ciclos podem variar de 7 a 21 dias. Ocorre também um sangramento, que são produzidos por hormônios que acentuam o fluxo sanguíneo local, e pequenos vasos se rompem.

2. Como faço para saber se minha Pug está no cio?

Sua vulva estará maior, inchada e mais escura. Vai ocorrer sangramento, e também a fêmea levanta mais a calda que o normal. Ela também pode ficar mais quieta, pedir mais colo, e vai lamber bastante sua vulva. As fêmeas gostam de ficar limpinhas!

3.  Quanto tempo vai durar o cio?

Como eu disse anteriormente, o cio pode variar de cadela para cadela, podendo permanecer até 21 dias. Se a sua bebê ficar no cio por mais de 4 semanas procure um veterinário.

4. Quantas vezes no ano minha Pug vai estar no cio?

Provavelmente a cada 6 meses. Mais isso pode variar de 6 a 8 meses.

5. Posso cruzar minha Pug no primeiro cio?

Não somos a favor de cruzamento, acreditamos que isso deve ser feito por profissionais. Mas estamos aqui para informar. Teoricamente, quando o correr o primeiro cio, a fêmea está pronta para receber os embriões, mas não é recomendado cruzar antes de 1 ano. Pois ela ainda é um filhote.

6. Devo castrar minha Pug no cio?

Castrar no cio é muito arriscado, pois como sua vulva está cheia de sangue, pode acontecer uma hemorragia. Melhor esperar passar e castrar mais tarde sem maiores riscos.

7. Posso dar banho na minha Pug no cio?

Não há problemas com banho, se você tiver dúvida a respeito, leia este post: Tomar banho toda semana faz mal pro meu Pug? O problema é ir a locais onde existem outros animais. Pois vão existir muitos machos que tentarão acasalar com ela, e um movimento atípico deles, que pode ser arriscado. Por isso prefira dar banho em casa.

8. Pug no cio tem cólica?

As cadelas no geral ficam mais dengosas, menos pacientes, e muitas ficam com sensibilidade abdominais. Mas nada para se preocupar.

9. Como saber se o cio acabou?

Depois de 3 a 4 semanas você vai perceber que a vulva voltou ao tamanho normal e sua Pug vai se comportar como antes do cio.

10. As Pugs velhinhas entram na menopausa?

As cadelas em geral entram no cio a vida toda. Se você quer mesmo cruza-la, depois de feito, castre para não ter problemas problemas futuros!

 

Você também vai gostar de ler: Conheça a raça pug.

 

Este post é apenas informativo, em caso de dúvida procure o veterinário. Somos a favor da castração!

 

Você tem uma Pugatinha em casa? Ela já entro no cio?Como foi? Conte-nos aqui nos comentários.

Compartilhe com outras pessoas que tem dúvidas sobre Pug no cio. Clique no botão SHARE azul aqui em baixo.

Um super beijo da Fran e lambeijos do Jotapeg e da Nutella.

 

 

Você também vai gostar de:

Post Anterior Próximo Post

24 Comentários

  • Reply Larissa

    Ola boa tarde, a Lola entrou no cio uma semana antes completar 7 meses. Percebi o cio com o aumento da vulva e o sangramento, este que foi constante. Hoje o cio esta no 20° dia o sangramento vem diminuindo porém ainda não encerrou. Tenho mantido sua higiene normalmente e utilizando calcinha pet com protetor diario onde faço a troca de 3 a 4 vezes por dia e limpeza com lenços umidecidos para pets.
    Seu comportamento não mudou muito, mais agora na última semana ela esta mais agitada (louca para namorar, danadinha).
    Não castrei antes do primeiro cio para poder controlar o peso pois, quero que ela continue fofinha porém ativa.
    Fiquei com receio de castrar e continuar com ração para filhotes que são muito energéticas, mas muito importe para formação dos filhotes. Com isso optei em esperar a Lola completar seu 1° aninho para castra-la e iniciar sua alimentação com a ração adultos castrados.

    28/03/2017 at 15:16
    • Reply franther

      Que legal saber isso! Cada fêmea é de um jeito mesmo. Bjus

      28/03/2017 at 15:51
  • Reply Tamiris

    Boa noite!
    Minha bebê tem um ano e já teve o primeiro cio, não quero cruzar ela, gostaria de saber se existe algum problema castrar após o primeiro cio.

    29/03/2017 at 19:47
    • Reply franther

      Olá. Que legal ter você por aqui! Depois que acabar o cio pode castrar. Converse com o veterinário de sua confiança. Bjus

      30/03/2017 at 10:04
  • Reply DAIANE FREITAS

    Tenho uma Pug com três anos e ela está no 12 dia de um sangramento bem leve consegui um macho para acasalar com ela mas o macho e menor que ela oq posso fazer para ajudar os dois a conseguirem acupula e concretizar o acasalamento.

    10/05/2017 at 08:47
    • Reply franther

      Olá. Nunca cruzei meus pugs, então não tenho como te ajudar! Bjus

      30/05/2017 at 10:31
  • Reply Laudicéia

    Ola boa noite minha cachorra está no 3 cio no final do mês ela entra no cio , no começo dessa semana houve um sangramento escuro durante a noite e depois parou o que pode ser ?

    17/05/2017 at 18:46
    • Reply franther

      Olá. Não sei o que pode ser. Melhor procurar o veterinário. Bjus

      30/05/2017 at 10:32
  • Reply Bruno Candido

    Boa tarde!!!
    Não estou achando nada na internet sobre o que vou perguntar…
    Hoje a nossa Cadelinha de 2 anos está fazendo 16 dias no Cio, sabemos pela gotículas de sangue pelo chão, ou seja 16 dias dias com sangramento, mas seu comportamento continua normal, brincalhona, come normalmente as refeições, gostaríamos de saber se é normal essa tempo de escorrimento de sangue.

    10/07/2017 at 14:30
    • Reply franther

      Boa tarde! Normalmente as cachorras, ficam no cio até 3 semanas. Mas pode variar de 2 a 4 semanas. Se ela passar de 4 semanas, você deve leva-la ao veterinário. Obrigada pelo contato. Bjus

      10/07/2017 at 14:44
  • Reply Cintia

    Boa noite!!
    Minha Lolla parece que entrou no cio hoje, pelas gotículas de sangue no meu edredom e pelo aumento e sangramento da vulva dela
    To desesperada não sei o que eu faço kkkkk

    23/07/2017 at 23:12
    • Reply franther

      Olá Cintia. Sua bebê ficou mocinha! heheheh
      Se você tiver um macho na casa, é melhor separar, pois ainda é muito nova para procriar.
      Talvez ela sinta algum incômodo abdominal, mas é normal, se perceber q ela não está bem, amoada, ou algo muito diferente leve ao veterinário.
      De resto coloque uma fraldinha e dê muito carinho. Bjus

      24/07/2017 at 10:15
  • Reply neto

    Boa noite tenho um pug macho de 1 ano e 1 mês e ganhei uma femeá de 5 meses sei que ela não pode cruzar estou com medo de deixar os dois sozinho corre algum risco de eles cruzarem mesmo ela não estando no cio

    04/08/2017 at 23:04
    • Reply franther

      Neto, que bacana te ver por aqui! Se a fêmea não estiver no cio, ela não vai deixar cruzar. Fique tranquilo. Bjus

      08/08/2017 at 17:22
  • Reply renata garcia

    por favor, gostaria de dicas de calcinhas para minha pug para quando ela entrar no cio. vou castrar somente apos o primeiro cio.obrigada!!!

    08/08/2017 at 16:44
    • Reply franther

      Olá Renata, castrar é um ato de amor! Como adotei minha Nutella já adulta e castrada não tenho muitas dicas para calcinha. Mas eu posso pesquisar. Bjus

      08/08/2017 at 17:23
  • Reply Helena

    minha Pug julieta fez 1 aninho e entrou no cio, mas tenho um maltes menor que ela que esta louco por ela… ele lambe, fica cercando ela, mas não alcança para pega la, e não a deixa em paz. O que faço para amenizar esta situação? ela esta exausta…

    10/08/2017 at 22:59
    • Reply franther

      Oi. Tem que separar mesmo! Pq pode acontecer um cruza, e ela é muito nova pra ser mãe e pode ter problemas. Nós somos a favor da castração. Bjus

      11/08/2017 at 14:12
  • Reply Camilla de Souza

    Olá boa noite, queria saber se tem algum tratamento para minha Pug, ela já tem mais de um ano e não mestruou ainda,será q ela tem algum probleminha?

    16/08/2017 at 23:33
    • Reply franther

      Boa noite. Acredito que cada pug é individual, e pode demorar mais pra um do que pra outro. Mas quem pode dizer se tem problemas ou não é o veterinário. Bjus

      18/08/2017 at 11:56
  • Reply richard

    ola, boa tarde, em casa eu tenho dois pugs, um macho e femea. O macho esta adulto e a fêmea é filhote de 6 ou 7 meses. O macho queria cruzar com ela, mas ele não tem a noção que não pode cruzar com a femea filhote, os dois se acasalaram hoje e ela esta grávida. Tem risco de morte? E o macho não para de cheirar a vagina dela. Como eu faço pra parar?

    22/08/2017 at 03:05
    • Reply franther

      Olá. Se a fêmea está no cio, você devia os ter separado. Pois os machos seguem seus instintos. Você terá que leva-la no veterinário para saber se há risco. E separe eles para que pare de cheirar a fêmea. Bjus

      22/08/2017 at 10:10
  • Reply ANA PAULA PUCINI CARRILLO

    Boa noite, tudo bem? O primeiro ciu da minha Pug ocorreu em maio, e ela entrou novamente agora em agosto. Sabe dizer se é normal entrar no ciu antes dos seis meses?

    26/08/2017 at 19:42
    • Reply franther

      Oi. Cada cachorro é de um jeito. O ideal é consultar com o veterinário para saber se ela está bem. Depois me conte o que aconteceu. Obrigada. Bjus

      28/08/2017 at 11:05

    Deixe um comentário

    28/03/2017