Follow:
Curiosidades

Para que serve o bigode do Pug?

Bigode do Pug

Aposto que você acha que o bigode do Pug só serve para fazer cosquinha em você? Mas esses pelos tem diferentes funções! Vou te contar algumas por aqui.

 

Olá Amigo Pug.

 

Você sabia que bigode não é o termo correto para falar sobre esse pelos mais grossos que saem dos focinhos, mandíbulas e acima dos olhos dos cães, o certo é “vibrissas”, que vem do latim Vibrio, que quer dizer ‘vibrar’. E qualquer raça de cachorro possui esses pelos.

E falando em vibração, esses pelos são mais grossos e maiores que os outros, pois eles brotam de um folículo capilar ligado a nervos sensoriais, que ajudam seu Pug a explorar melhor onde está. Ou seja, quando qualquer coisa encosta no bigode dele, vibra, estimulando os nervos sensoriais, que vão dizer ao cachorro que tipo de ambiente ele se encontra, tudo isso em milésimos de segundos. Por exemplo, esses bigodes vão dizer ao Pug que ele deve levantar a cabeça quando estiver em uma piscina.

Sabe quando você vai limpar o focinho e tira a cabeça antes? Não necessariamente ele percebeu sua intenções, mas o bigode recebeu o estimulo antes e seu Pug desviou.

 

Posso tocar o bigode do Pug?

Sim, mas perceba que ele vai desviar o rosto, ou vai se irritar com isso. Não é dor, mas ficar tocando repetidamente o bigode vai incomodar seu pug.

 

Posso cortar o bigode do Pug?

Depois de ler tudo isso até aqui, acho que a resposta é não, né! Os bigodes ajudam nas experiências sensoriais, na proteção e percepção do ambiente. Por isso não corte, só porque você acha mais bonitinho sem. Eles vão ficar desorientados!

 

O bigode do Pug vai crescer novamente?

É, vão! Caso você tenha levado no pet e cortaram sem querer, ou você não e cortou, saiba que vão crescer de novo. Não se desespere, mas não repita mais isso.

 

Você também vai gostar de ler: Como o Pug enxerga o mundo?

 

Já conhece o nosso canal no Youtube AMIGO PUG? Já aproveita e se INSCREVE e dá aquela patada no LIKE.

 

Você conhecia algo sobre bigode do Pug? Conta pra gente aqui nos comentários.

Compartilhe com quem tem, quer ter ou simpatiza com a raça Pug! Só clicar nos botões das redes sociais abaixo. Você inclusive pode mandar esse post agora por WhatsApp.

Um grande beijo da Fran e lambeijos do Jotapeg e da Nutella.

 

Fonte: www.petmd.com e dogdiscoveries.com

Você também vai gostar de:

Post Anterior Próximo Post

Sem Comentários

Deixe uma resposta

25/06/2018