Mesmo amando nossos Pugs, quando eles comem cocô, ficamos com um certo nojinho deles.
Olá, amigo Pug!
Um dos temas que quero compartilhar com vocês é a Coprofagia, que é o ato de ingerir as próprias fezes. Muitos leitores me procuram por e-mail e me fazem a seguinte pergunta: Meu Pug come cocô e agora?
Abaixo, vou contar mais sobre esse comportamento e você entenderá tudo sobre o assunto e o que pode fazer para evitar que isso aconteça.
O que é coprofagia?
Segundo a wikipédia, Coprofagia, copro em latim significa “fezes” e fagia “ingestão” sendo assim: prática de ingestão de fezes, ou seja, quando o pet começa comer as próprias fezes regularmente. Porém, existem três tipos de coprofagia.
Tipos de coprofagia
1- A primeira é quando a mamãe Pug come cocô dos seus filhotes, isso é institivo, pois ela busca manter o local em que eles estão limpo, e menos rastros de alimentos, para diminuir a chance de serem notados por potenciais predadores.
2- A segunda maneira de coprofagia é a que acontece quando o Pug come cocô pela primeira vez. Isso é normal, já que é uma questão de aprendizado. O ideal é que ele não volte mais a comer suas fezes com o passar do tempo.
3- Quando o Pug come cocô, por falta de nutrientes, para chamar a atenção ou porque gosta do sabor.
Motivos para a prática de coprofagia.
O Pug pode estar com vermes, com isso, ele acaba buscando proteínas nas próprias fezes. Se ele estiver com vermes, significa que o cachorrinho está perdendo toda a proteína ganha em suas alimentações para um parasita, que se aproveita de alguma falha na sua imunidade e faz com que ele acabe ficando sempre sem alguns nutrientes. Para saber se isso está acontecendo com seu Pug, leve-o no veterinário para fazer um exames e ter o diagnóstico detalhado.
Descartado problemas de saúde, outro fator que pode fazer com que seu pet coma fezes, é o fato dele estar confinado em algum local pequeno, isso faz com que o pug se sinta acuado e pode desenvolver a prática da coprofagia. Para que você diminua a chance do seu Pug comer cocô, evite deixa-lo sozinho por muito tempo.
Muitos tutores acabam punindo seus Pugs por fazerem cocô no lugar errado. Isso pode fazer com que seu Pug entenda que o ato de fazer cocô está errado, e não o local onde ele fez cocô, dessa forma ele pode desenvolver a mania de ingerir as próprias fezes por medo de estar fazendo algo errado. Esta é uma atividade comum dos donos dos peludos, mas que pode trazer problema.
Dicas para diminuir a chance da coprofagia
A primeira é você recolher rapidamente os cocôs. Assim, se diminui consideravelmente as chances dele acabar se interessando por comer suas próprias fezes. A segunda dica é levar seu Pug para passear. Com isso ele ficará menos ansioso dentro de casa, fazendo com que ele não sinta a necessidade de comer as próprias fezes. Cuide bem da higiene de seu pug!
O texto acima é informativo, para saber mais sobre a raça Pug procure um veterinário de sua confiança.
Você também vai gostar de ler: Resenha: Você sabe o que é ração Grain Free?
Já conhece o nosso canal no Youtube AMIGO PUG? Já aproveita e se INSCREVE e dá aquela patada no LIKE.
Você tem um Pug que come cocô? Esse post te ajudou? Conta pra gente aqui nos comentários.
Compartilhe com quem tem, quer ter ou simpatiza com a raça Pug! Só clicar nos botões das redes sociais abaixo. Você inclusive pode mandar esse post agora por WhatsApp.
Um grande beijo da Fran e lambeijos do Jotapeg e da Nutella.
13 Comentários
Nosso bb deu muito trabalho. Pisava o coco e comia tudo se a gente não acompanhasse ele sempre. Lemos de tudo e tentamos todas as dicas e ate remedios que foram receitados e nada deu certo. Ate que comecamos a observar a alimentação. Percebemos que quando o cocô vinha mais consistente e em menor quantidade ele se interessava menos, mas se vinha mole e em grande quantidade ou com fibras de frutas como maçã, por exemplo, ele mexia mais e lambia tudo. Reduzimos a quantidade de ração para o que estava indicado na embalagem (o que era dificil pois ele parecia sempre com fome) e nao davamos mais muitas frutas a ele. Com o tempo ele foi perdendo o interesse e finalmente essa fase passou. Hoje independente da textura do cocô ele não mexe mais.
21/09/2017 at 20:14Que bom que isso passou! Muitos cães comem cocô, pois acham ele apetitoso mesmo. Tive muito problema com isso, mas hoje em dia passou tb! Essa sua dica é muito boa, e vai ajudar muitas pessoas. Obrigada. Bjus
22/09/2017 at 09:55Meu George de 4 meses está comendo o cocô,estou preocupada pois infelizmente ele fica só em casa,trabalho. Mais estou fazendo o possível para ele sair desse vício terrível. 😕 Seus textos são de muita utilidade. Obrigada.
17/05/2018 at 22:21Olá. Te entendo perfeitamente e seu o que você está passando. Com paciência e amor tudo se resolve. Bjus
21/05/2018 at 11:21Meu pug tem 5 meses, é macho e ADORA fazer xixi em sua caminha! Não sei mais o que fazer! Vcs podem me dar uma dica? Já comprei repelente, eliminador de odores uso qdo lavo, brigo com ele, mas não adianta.
25/09/2017 at 17:00Oi Isa, tudo bem? Sei o que vc está passando. Não é facil! Já passei por isso também. Deixe na cama sempre um cobertorzinho, ou mesmo um pano com o chiero dele, eles tendem a querer marcar coisas limpas. Só repreenda quando vc o vir fazendo xixi no lugar errado. Coloque ele na cama, e fique junto olhando, quando vc vê que ele vai fazer, dê bronca! Quando não estiver por perto, evite de deixar a caminha. Se quiser entre contato por e-mail, assim eu posso tentar te ajudar mais. O e-mail é contato@amigopug.com.br. Espero poder ter te ajudado. Bjus
25/09/2017 at 19:20Meu pug de 4 meses comeu lesma o que faço
08/04/2018 at 01:00Leve ao veterinário, pode pegar doenças ou mesmo se intoxicar. Bjus
09/04/2018 at 18:42Meu Pug macho de 7 meses ultimamente tem comido as fezes das minhas gatas. Saio com ele 2x ao dia para as necessidades e fica livre em toda a casa. Pode ajudar?
15/05/2018 at 07:54Olá. Não é fácil! Mas você terá que ter paciência. Deixe a caixa da suas gatas em um lugar alto. Repare se ele come para chamar atenção. Ou seja se ele come depois que vc dá bronca ou tenta educa-lo. Limpe o cocô sem ele ver, tanto o dele quanto das gatas. E se precisar tente um adestrador. Bjus
15/05/2018 at 10:10Boa noite! Sou seu fã e curto muito seus posts. A minha Pug está fazendo 4 meses e está comendo cocô é uma fêmea. Vi que é normal. Normalmente ela fica só dás 6:00 às 14:00. Pode me ajudar. Abs
03/07/2018 at 19:59Segue as dicas dos Post. Primeiro tem que achar a causa disso. Bjus
05/07/2018 at 15:57Boa noite
20/08/2020 at 17:36Obrigada pelas dicas, li que existe um remédio para isso, coprovet, não comprei etb não perguntei para o vet. Será que resolve e se posso dar?
O meu pug de 4 meses não está com verme pois já fez exame.
Dou 1/2 maça ou cenoura 1 x ao dia