Follow:
Comportamento

Como cuidar de pug idoso?

Como cuidar de pug idoso?

Cuidar de um pug idoso exige uma atenção especial, alguns cuidados são necessários com a idade, garantindo assim maior qualidade de vida para eles.

Olá Amigo Pug.

 

Cães podem aprender todos os dias alguma coisa nova, então não acredite em boatos de que com a idade eles não podem mudar de comportamento ou aprender algo novo.

Com a idade é comum aparecerem os problemas nas articulações, subir na cama e no sofá tornam-se tarefas difíceis para os nossos pugs, o impacto dos pulos pode agravar o problema  então é recomendado usar uma escadas própria para ajudar nessa tarefa, e é bem simples ensina-los a usar a escadinha, coloque ele no ultimo degrau, mostre um petisco e o incentive a subir apenas um degrau, depois no penúltimo, e assim degrau por degrau, ele ira aprender e ver que é mais fácil, e logo começará a usar sozinho. Mesmo treino para ensina-lo a descer, coloque seu pug no primeiro degrau e o encoraje a descer só um, aumente aos poucos conforme seu pug esteja confortável .

Cuidado com a alimentação do seu pug, ele não pode ficar obeso, sobrecarregando ainda mais as articulações, consulte sempre seu veterinário de confiança para saber a quantidade e o tipo de alimento ideal. Não deixe de passear com eles, cães idosos devem se exercitar. Não é legal com nenhum cãozinho, mas principalmente com pugs por serem braquicefálicos, evite horários de sol muito quente, subidas e caminhadas longas, mas não deixe de fazer exercícios com seu pug.

Evite mudar os móveis e as coisas do seu pug de lugar, perder uma parte da visão também pode acontecer, e eles conseguem se guiar sozinhos se já souberem onde as coisas estão. Caso seja necessário uma modificação no ambiente, nos primeiros dias, proteja o móvel com EVA por exemplo, caso seu pug bata no móvel, a borracha suaviza o impacto.

A audição também pode sofrer alterações, ensine comandos ao seu pug não só com palavras mas também com gestos, e quando a audição for reduzida você ainda conseguirá comunicar para ele o que gostaria que ele fizesse.

Diminua o tempo entre as consultas no veterinário, não espere só a data da vacina, mas faça uma consulta mais frequente para analisar a saúde da boca, das articulações, do estado mental deles, e siga as orientações para curtirem muito juntos!

 

Você também vai gostar de ler: Como acostumar meu Pug usar a caminha?

 

Já conhece o nosso canal no Youtube AMIGO PUG? Já aproveita e se INSCREVE e dá aquela patada no LIKE.

 

Como cuidar de pug idoso? Já testou alguma das dicas? Me conta aqui nos comentários.

Compartilhe com quem tem, quer ter ou simpatiza com a raça Pug! Só clicar nos botões das redes sociais abaixo. Você inclusive pode mandar esse post agora por WhatsApp.

Um beijo da Malu Araujo – Adestradora comportamental

Se quiser saber mais sobre Adestramento comportamental, me segue no Facebook.

Você também vai gostar de:

Post Anterior Próximo Post

Sem Comentários

Deixe uma resposta

06/09/2018