Follow:
Dicas

Como cuidar melhor de um Pug idoso?

pug idoso

Esse post é dedicado ao seu Pug idoso! Pra você que tem um puguinho, senhorzinho ou senhorinha, 8+.

 

Olá Amigo Pug.

 

É triste pensar nisso, mas é uma realidade, eles ficam velhos, e numa velocidade muito maior que podemos acompanhar. Então a única coisa que podemos fazer, além de dar muito amor, é fazer com que essa fase seja tão boa quanto a anterior.

 

O que muda no Pug idoso?

Conforme nós seres humanos vamos envelhecendo nossas necessidades também mudam, com nossos peludos não é diferente. Por exemplo o metabolismo do pug idoso cai 20% comparado com um cão adulto, se ele continuar se alimentando com a mesma ração poderá ficar obeso.

Cães idosos também perdem a capacidade de regular a temperatura corporal, então vão sentir mais frio e mais calor do que os mais jovens.

Os pugs mais velhos, começam a ficar com pelo grisalho, perto do queixo e olhos. Sua pelagem também pode ficar mais rala e fina. Muitas vezes isso acontece por falta de alguns nutrientes, mas com suplementação o pelo volta a ficar macio e brilhante. Lembrando que isso deve ser prescrito por um veterinário.

As visitas ao médico veterinário também deve ser mais que 1x ao ano, pois podem surgir mais problemas de pele, calosidades em áreas como cotovelo e alguns tumores benignos. Que podem ser removidos com facilidade por um especialista.

 

Doenças que seu Pug idoso pode ter

Vou contar as doenças mais comuns em Pug idoso ou qualquer outra raça, muitas dessas serão esperadas e fazem parte da velhice, mas procure sempre o veterinário para dar o diagnóstico e tratamento correto. Pois muitas podem aparecer com a idade, mas elas também podem ser tratadas e melhorar muito a vida desses senhorzinhos.

1. Câncer: fique de olho se não aparece algum inchaço que não some, feridas que não cicatrizam, perda de peso repentina, sangramento sem motivo, perda de apetite, dificuldade para comer, respirar ou fazer suas necessidades, muito quieto, dormindo de mais ou abatido.

2. Dentes: repare se os dentes não estão cheios de tártaro, se ele come com dificuldades ou tem um hálito muito ruim.

3. Visão: olhe sempre nos olhos para ver se não estão ficando esbranquiçados ou se tem manchas escuras, em partes que você nunca tinha reparados antes.

4. Audição: é comum também o aumento da dificuldade de ouvir, se você chama ou faz algum comando ele ignora.

5. Obesidade: seja sincero e perceba se seu pug está cima do peso, não quer fazer aquela caminhada matinal, prefere ficar mais deitado, está com maior dificuldade de respirar.

6. Artrite: a obesidade acaba mexendo com isso também, mas se você perceber que ele está com dificuldade de descer ou subir nos lugares, pode ser causado por artrite.

7. Diabetes: fique atento ao aumento de vezes do xixi, o pug está bebendo muita água, se sente com fraqueza.

8. Coração: repare se seu Pug está mais ofegante que o normal, com tosse, está emagrecendo rápido, se cansando muito fácil. Muitos cães chegam a desmaiar.

 

Aqui em casa nós temos o Jotapeg que tem 4 anos, e a Nutella que em 2019 faz 8 anos, já conversei com a veterinária sobre a alimentação dela, e decidimos que só a partir do aniversário ela passará a comer ração sênior. Por enquanto ela é bem ativa, come normal e gosta de brincar. Não tem tanta energia como o irmão, mas vive felizona! Só mesmo uns pelinhos brancos em todo aquele pelo preto lindo.

 

Você também vai gostar de ler: Tudo sobre Pug Preto

 

Já conhece o nosso canal no Youtube AMIGO PUG? Já aproveita e se INSCREVE e dá aquela patada no LIKE.

 

Você tem um Pug idoso? Conta pra gente aqui nos comentários.

Compartilhe com quem tem, quer ter ou simpatiza com a raça Pug! Só clicar nos botões das redes sociais abaixo. Você inclusive pode mandar esse post agora por WhatsApp.

Um grande beijo da Fran e lambeijos do Jotapeg e da Nutella.

Você também vai gostar de:

Post Anterior Próximo Post

1 Comentário

  • Reply Ermelinda Pina

    Camila 13 anos
    Princesa 6 anos
    Kika 7 meses

    28/06/2018 at 18:32
  • Deixe uma resposta

    26/06/2018