Follow:
Dicas

Pug com espinha? O que fazer?

Pug com espinha

Seu Pug tem espinhas e você não sabe o que fazer? Não se desespere vou te contar tudo aqui.

 

Olá.

Muita gente não sabe mas cães, independente da raça podem ter espinhas, mas algumas raças tem mais propensão a ter, que é o caso dos nossos Pugs.  Essas espinhas, podem ser que na maioria dos casos, foliculite ou seja uma inflamação do buraquinho onde nasce o pelo.

 

Pug com espinha? Da onde veio isso?

As espinhas aparecem por contaminação bacteriana na superfície da pele, geralmente no rostinho, queixo, mas pode aparecer também perto do olho, como se fosse uma bolinha.

Como eles tem o focinho curto, esfregam o rosto no chão para cheirar as coisas, e acabam contaminando os folículos com bactérias.

Outra coisa que leva seu Pug a ter espinhas é o uso de comedouro e bebedouro de plástico. Quando o Pug come nesse tipo de material acaba arranhando o plástico, e nessas ranhuras alojam as bactérias, que em contato com o rostinho deles acaba inflamando e viram as famosas espinhas.

 

Pug com espinha? Como prevenir?

Já que não dá para eles pararem de cheirar e encostar o rostinho no chão e em lugares contaminados, podemos trocar seus potinhos de ração e de água por inox ou porcelana. E esse recipiente deve ser lavado antes de cada refeição. Pois resto de saliva e alimentos pode levar seu Pug a ter espinhas.

 

Pug com espinha? Como tratar?

Pug com espinha

Caso apareça de vez em quando uma ou duas, você pode ficar tranquilo, pois vai melhorar logo e não precisa fazer nada, sara sozinho. Você pode no máximo usar spray anti séptico. Jamais esprema a espinha, pois além de causar dor, o líquido vai escorrer e contaminar outras partes, e nascer novas espinhas.

Mas se o rosto estiver com muitas espinhas, vá logo ao veterinário, pois pode estar  infeccionado, e seu Pug sentindo dor, sangrando e inchado. E nesses casos só o veterinário pode lhe passar o melhor tratamento. Se tiver na sua cidade procure um dermatologista veterinário.

O veterinário também vai te ajudar a saber se isso é mesmo uma espinha, doença de pele, alergia ou mesmo sarna.

 

Quando eu comprei o Jotapeg eu não sabia que o comedouro tinha que ser de inox ou porcelana, e eu acabei comprando de plástico por ser mais barato, e ele vivia cheio de espinhas, até que a veterinária me explicou, e troquei e as vezes aparece uma ou outra. E dessa vez apareceu duas, olha a foto aí.

 

Você também vai gostar de ler: O que é sarna negra ou demodécica?

 

Já conhece o nosso canal no Youtube AMIGO PUG? Já aproveita e se INSCREVE e dá aquela patada no LIKE.

 

Para saber mais procure um veterinário de sua confiança.

 

Como você cuida do Pug com espinha? Conta pra gente aqui nos comentários.

Compartilhe com quem tem, quer ter ou simpatiza com a raça Pug! Só clicar nos botões das redes sociais abaixo. Você inclusive pode mandar esse post agora por WhatsApp.

Um grande beijo da Fran e lambeijos do Jotapeg e da Nutella.

 

Você também vai gostar de:

Post Anterior Próximo Post

7 Comentários

  • Reply ROSEMERY do nascimento

    Minha pug está com verrugas na boca será que tem algo ver com o comedouro também… O que dei fazer

    18/06/2018 at 19:49
    • Reply franther

      Olá Rose. Verrugas são diferente! Pode ser alguma coisa mais séria do que só espinhas. Só um veterinário pode lhe dizer. Nos conte depois o que ele disse. Bjus

      19/06/2018 at 14:53
  • Reply Beatriz

    No meu apareceu em uma dessa ultima dobra (ou primeira) entre os olhos tipo na testa

    31/08/2018 at 02:23
    • Reply franther

      Olá. Já vi nessa parte tb. Mas na dúvida leve no veterinário. Bjus

      31/08/2018 at 16:40
  • Reply Sthefany

    Olá sempre vejo dicas aqui no blog o meu nasceu espinhas dos dois lados dos olhos quanto tempo mais ou menos você acha que dura as espinhas ?

    28/04/2019 at 13:21
    • Reply franther

      Olá, em média 2 semanas, mas tudo depende de como vc está mudando os hábitos e trocando a vasilha. Pois pode piorar também. Bjus

      28/04/2019 at 18:06
  • Reply Regiane Esteves Leal Magalhães

    Brincar com brinquedos de plástico também pode dar as espinhas?

    10/11/2020 at 11:01
  • Deixe uma resposta

    13/06/2018