Follow:
Saúde

O que é Sarna Negra em Pug?

Sarna Negra Pug

Seu Pug foi diagnosticado com Sarna Negra e você esta desesperado? Não sabe por onde começar, o que fazer? Vou te ajudar, e já te adianto. Vai melhorar!

 

Olá Amigo Pug.

 

Quando pensamos em sarna, logo pensamos naquele cãozinho abandonado, de rua, sem pelos. Mas Sarna Negra em pug é muito mais comum do que pensamos.

 

Sarna Negra em Pug

Ácaro Demodex Canis | Imagem via: Monvt

A Sarna Negra, diferente da Sarna comum, que é uma infecção parasitária contagiosa da pele que ocorre entre seres humanos e outros animais, já a Sarna Negra, ou Sarna Demodécica ou mesmo Sarna Vermelha é causada por um ácaro chamado Demodex Canis, que é transmitida de mãe para filho, principalmente na hora da amamentação e nos primeiros dias de vida. Esses ácaros são normais na vida de todos os cachorros, e todos tem, mas o problema é quando o Pug está com a imunidade muito baixa e esses ácaros se alastram de uma forma muito grande pelo corpo, causando diversos problemas.

 

Em uma ninhada, se tiver muitos casos de Sarna Negra nos Pug, é porque os filhotes nasceram com suscetibilidade imunológica inata, ou seja, eles terão Sarna Negra hereditária. Por isso que eu sempre digo que temos que saber muito bem onde compramos nossos Pugs, escolher bem o Canil e evitar compra de cruzamento caseiro, pois você pode adquirir um Pug com problemas genéticos. Fizemos um post pra você saber onde comprar um Pug.

 

Embora precise do fator hereditário para que se manifeste, a Sarna Negra em Pug também pode ter fatores que ajudam no surgimento, como o estresse, a mudança hábitos, alimentação ou um ambiente novo podem ter ligação direta com o aparecimento da Sarna Negra.

 

São dois tipos de Sarna Negra em Pugs ou em qualquer cão:

 

1. Sarna Negra em Pug localizada

Esse tipo de sarna parece muito com uma micose, e ocorre em cães com menos de 1 ano de idade. Você pode perceber perda de pelos nas pálpebras, lábios, boca, tronco, pernas ou patas. São manchas irregulares, podendo ser vermelha, com escamas ou uma infecção. O processo evolui para manchas irregulares vermelhas, com escamas e infecções.

 

Tratamento da Sarna Negra localizada

Qualquer sinal diferente que seu Pug possa apresentar leve ao veterinário, pois ele é o único que pode avaliar a doença e o melhor tratamento.

Caso o veterinário diagnosticar esta forma localizada, ele indicará um tratamento tópico, com uso de xampus, pomadas ou cremes. Você irá perceber uma melhora após a segunda semana.

Sarna Negra Pug

Sarna Negra generalizada | Imagem via: Monvt

2. Sarna Negra em Pug generalizada

Nesta forma a sarna toma conta de grandes regiões como a cabeça, tronco e pernas. O cão fica com aparência envelhecida, formando áreas ficam sem pelo, causando feridas e crostas. Em alguns Pugs pode ser uma piora da Sarna Negra localizada ou aparecem espontaneamente em cachorros mais velhos.

 

Tratamento da Sarna Negra generalizada

A maioria dos cachorros alcança a cura, mas é demorado, intenso e precisa de supervisão constante de um veterinário, um Pug nunca irá se curar sozinho dessa doença.

Nesse caso, o uso de xampus e muitos banhos para tirar as crostas e matar os ácaros, também pode precisar raspar o pelo para ter acesso a pele e indicações de remédio orais e até mesmo injeção.

 

 

Cuidados especiais para Sarna Negra em Pug

Não existe nada para prevenir, mas podemos evitar que a doença se propague, e uma delas é castrar animais que já tiveram a doença, evitar acasalamento com cães que já tiveram a doença ou estão doentes. Não comprar Pugs sem procedência.

 

Se seu Pug foi diagnosticado com Sarna Negra fique calmo, leve em um bom veterinário, se tiver acesso a um veterinário dermatologista melhor ainda. Esses profissionais terão o melhor tratamento para que bebê fique bem de novo. Força!

 

Você também vai gostar de ler: Você já ouviu falar em Leishmaniose?

 

Já conhece o nosso canal no Youtube AMIGO PUG? Já aproveita e se INSCREVE e dá aquela patada no LIKE.

 

Seu Pug está com Sarna Negra? Conta pra gente aqui nos comentários.

Compartilhe com quem tem, quer ter ou simpatiza com a raça Pug! Só clicar nos botões das redes sociais abaixo. Você inclusive pode mandar esse post agora por WhatsApp.

Um grande beijo da Fran e lambeijos do Jotapeg e da Nutella.

Você também vai gostar de:

Post Anterior Próximo Post

17 Comentários

  • Reply Rita

    Infelizmente é uma doença desgastante, que não deveria ser comum neles…
    Minha pug quase morreu, foram 8 meses de tratamento para que finalmente ela começasse a melhorar….
    Ele teve sarna generalizada, o veterinário disse que provavelmente também tenha alguma doença genética pela baixíssima imunidade e infecção generalizada na pele.
    Para se ter uma ideia, ela tomou 6 tipos de antibióticos diferentes, até chegar em um que o organismo dela reagisse.
    Depois de uma série de tratamentos, banhos, mudança de alimentação (agora ela come AN), ela se recuperou (com algumas sequelas).
    Mas por precaução toma homeopatia pra imunidade e faz visitas mensais no vet.
    Sei qtos outros cães sofrem com isso….
    Ela veio de um canil que conhecemos as instalações e os pais….tudo certo….mas ela adoeceu….
    E hoje, eu só espero que os donos tenham tido o bom senso de nunca mais colocar a mãe dela pra reproduzir…..

    16/03/2018 at 12:35
    • Reply franther

      Rita, não deve ser fácil. Imagino o que vc passou! Espero que os donos do canil tenham bom senso. Bjus

      16/03/2018 at 18:22
    • Reply Ana Marcia

      Oi! Qual o remédio que vc deu?

      09/08/2018 at 00:10
  • Reply Alexandra Aguiar

    É mesmo bem complicado, mas o amor pelos nossos pets nos dão força e coragem para não desistir deles.
    No meu blog, escrevi um post sobre o assunto, só com informação podemos melhorar a qualidade de vida deles. Espero ajudar.
    https://informacaoeconhecimentocomotranformacao.blog/2018/04/25/sarna-demodecica-e-ou-sarna-negra/

    25/04/2018 at 07:45
    • Reply franther

      Olá Alexandra. Que legal que vc também tem um Pug. Li seu post e gostei bastante. Bjus

      25/04/2018 at 13:57
  • Reply erika

    Oi. Estou com um cachorrinha srd com 4 meses com sarna negra e estamos na luta. O pior é a coceira. Muito ruim. Já passei varios shampoos. Tomou Bravecto. O pelo melhorou, mas a coceira não e aí começou a cair o pelo de novo. 🙁

    01/06/2018 at 19:09
    • Reply franther

      Tadinha! Não é fácil, dá muita dó mesmo. Mas tem que seguir o que o veterinário indicou mesmo. Mudar a alimentação para uma ração super premium pode ajudar. Bjus

      01/06/2018 at 19:18
  • Reply Cris

    O meu pug é macho, e está com sarna. Tem apenas 6 meses o bichinho😢. A veterinária é dermatologista, eu vou ter que castrar ele ou e só a fêmea?

    06/06/2018 at 22:18
    • Reply franther

      Olá, tem que castrar sim, pois a sarna negra é hereditária e passa dos pais para os filhotes. Então se ele acabar cruzando, seus filhotes terão sarna também. Castre o mais breve possível. Bjus

      07/06/2018 at 09:33
  • Reply Ariana

    Boa tarde

    Estou com o mesmo problemas que vocês minha pug foi diaguinosticada com sarna negra mais até agora não consigo um tratamento que ela melhora já levei em 3 veterinários já tomou muitos remédios injeção banhos e nada de melhora não
    Sei o que fazer to nervosa tá tomando agora levedo de cerveja para aumentar a imunidade dela obrigada teria como me falar algum remédio que é bom para ver se já não sei para ela? Obrigada a todos

    14/07/2018 at 13:51
    • Reply franther

      A sarna está liga a imunidade. Então só vai melhorar quando isso estiver bem. E isso inclui muitas coisas. Precisamos saber se ela está em um ambiente estressante. A ração que está comendo. Não sei onde você mora, mas você poderia leva-la em homeopata veterinário, ou mesmo um dermatologista. Bjus

      14/07/2018 at 15:36
  • Reply Alzira Spirito

    Boa tarde!
    Tenho um pug q resgatei por maus tratos,ele teve sarna negra generalizada e não foi cuidado, pelo contrário, como cheirava muito mau, o trancaram num quarto escuro e úmido oq piorou o seu estado. Cheguei achar q não seria curado pois estava com feridas pelo corpo todo e sem pelo algum, tristinho, nem se levantava do lugar. Os dois ouvidos estavam infeccionados😢. De imediato a veterinária receitou amoxilina para tratar as infecções tanto das feridas da pele, como do ouvido. Tbm foi indicado banhos semanais com sabonete tiuran e triatox no pet e diariamente burrifei triatox diluído em água por todo corpo. 1 vez ao mês 1 comprimido de simpare q trata e evita pulgas, carrapatos e a sarna.Em 4 dias as feridas já estavam sequinhas e em 3 meses 100% curado. Então foi indicado pelo é derm por 30 dias. Todas as vacinas foram colocadas em dia e foi feito a castração. Faz 6 meses q o Thor entrou na minha vida,nunca pensei em ter um cachorro, sou apaixonada por gatos, mas ele veio doentinho para eu aprender a ama-lo imensamente e é inacreditável a gratidão q ele tem por mim, nunca me senti tão amada. Pena nao ter como postar fotos de antes e de agora. Hoje os banhos com triatox são quinzenais para prevenção. O Thor é um baby muito feliz, brincalhão e muito carinhoso e eu o amo muiiiiito ❤

    15/08/2018 at 17:21
    • Reply franther

      Que bom que ele te encontrou e você ele. São bichinhos que mudam nossa vida! Nos dão tanto amor que não pra mensurar. Bjus

      27/08/2018 at 12:03
  • Reply Gibsen Joubert Xavier Ribeiro

    A sarna contamina o humano?

    27/03/2019 at 09:58
    • Reply franther

      A sarna negra não contamina, mas a comum sim. Bjus

      27/03/2019 at 10:24
  • Reply darcy

    Pode ajudar muita gente.
    A cachorrinha estava sofrendo muito como mostra as fotos. Foi levada à veterinária no bairrro Coração Eucaristico e diagnosticada como portadora de sarna Demodex canis, bravecto foi o receitado, e mupiricina paguei consulta R$132,00 mais R$200,00 de remédio. O animal continuou sofrendo, consultei outro veterinário que receitou: Lexin, prednisona, duotril e ivermectina gastei em torno de R$700,00. Depois de 01 ano tomando estes remédios e outros, resolvi consultar outro profissional que providenciou exames de leishmaniose e sangue. O primeiro foi negativo o segundo constatou a presença de DERMATOFITOSE.
    Este profissional receitou comprimidos de CETOCONAZOL e outros medicamentos ficou em R$220,00. Dei apenas o CETOCONAZOL. O resultado está no vídeo o animal está bem desde 12/2018.
    O nome do veterinário é CLÁUDIO FONSECA CANÇADO, rua Silva Alvarenga, 450-A- São Geraldo- Tel 34872453.

    02/06/2019 at 15:07
  • Reply Landualdo

    Olá li cada comentários e pude obter um pouco mais de esperança, pois Pang de 4 meses apresentou essa sarna e tirou minha tranquilidade. Começou com um mau cheiro na cabeça, depois umas feridas na região frontal, e fui em três veterinários sem sucesso, aí foi que procurei por um veterinário dermatologista e ele descobriu essa doença, prescreveu os medicamentos e agora está bem melhor, o pelo caiu quase todo, muitas manchas pretas pelo corpo, a cabecinha que era cor de mel, agora tá pretinha, mas eu amo assim mesmo e espero que fique bom logo e volte a ter seus pelos de volta, quem tiver fotos e quiser compartilhar comigo, deixe seu email

    17/05/2022 at 19:45
  • Deixe uma resposta

    15/03/2018