Follow:
Dicas

Meu Pug escapou da coleira. O que devo fazer?

escapou da coleira

Seu Pug escapou da coleira? Não haja por instinto!

 

Olá Amigo Pug.

Seu Pug é da pá virada como o meu Jotapeg, e já escapou da coleira, do carro ou do seu colo naquele passeio? Se a resposta for sim, você provavelmente agiu por instinto saiu correndo atrás dele feito louca(o). E você quase não conseguiu ou não conseguiu pega-lo, não é? Isso é uma das coisas que mais tenho medo.

A verdade é quanto mais corremos, mais eles correm. Os cães em geral correm muito mais rápido que você. Muito mesmo! Podendo ir para o meio da rua e causar um grave acidente. Por isso nunca corra! Seu instinto pode estar colocando seu Pug em perigo.

 

O que fazer quando um Pug ou outro cão escapou da coleira?

Quem já passou por isso sabe que é um mega susto!

O ideal é ter ensinado desde cedo um comando de voz para seu Pug, os adestradores gostam do VEM, pois na matilha um cachorro, quando quer chamar o outro para correr ou brincar, ele corre e espera o outro para ser acompanhado, já viu que os cães quando correm, dão uma olhadinha para trás. Isso é para ver se outro está o acompanhando. Se não estiver eles diminuem o passo, mas não é natural voltar para se juntar ao outro.

Por esse motivo NUNCA sai correndo para pegar seu Pug, se ele escapou da coleira.

Vou colocar algumas dicas aqui, que podem te ajudar.

  1. Evite gritar: ele pode achar que você está bravo com ele e não venha até você. Associe com algo bom e o chame alegremente.
  2. Sentido oposto: vá ao sentido oposto, aproveite a olhada para trás citada acima e o chame como de costume. Evite brigar com ele quando chegar. Faça carinho e coloque a coleira de volta.
  3. Chame para brincar: você pode se agachar, bater palmas, chamar. Faça igual quando vão brincar.
  4. Abra a porta do carro: se seu Pug associou o carro a coisas boas, provavelmente ele virá, se você o chamar para passear.
  5. Finja que se machucou: pare, deite-se no chão, finja que se machucou. Seu pug irá achar muito estranho seu comportamento e irá voltar para ver o que está acontecendo.

 

Ensine o “VEM” para seu Pug

Se você usa o comando VEM para dar broncas, use outra palavra, pode ser JUNTO ou AQUI por exemplo, mas o Pug deve associar o comando com algo bom.

Para ensinar o VEM, pegue um petisco, ou um brinquedo que seu Pug goste muito, e mostre a ele, e diga VEM, quando ele chegar até você dê a recompensa. Faça isso em diversas situações até que ele esteja habituado a você dizer VEM e ele vir até você. Associe o VEM a um comando de apontar para o chão.

Para outras dicas de adestramento, eu recomendo o site do Alexandre Rossi.

Essas dicas podem não funcionar com alguns cães. Por exemplo, o Pug pode ter escapado para cheirar uma fêmea no cio e você talvez usando essas técnicas não tenha êxito algum. Por isso a importância de castrar nossos cães. Além de ser mais saudável para seu Pug evitando doenças futuras, pode evitar acidentes também.

 

Você também vai gostar de ler: Precisa deixar seu Pug sozinho em casa? Leia essas 7 dicas

Seu Pug já escapou da coleira? O que você fez? Me conte aqui nos comentários.

Compartilhe com quem tem um cão, essas dicas servem para qualquer raça! Clique no botão AZUL abaixo.

Um super beijo da Fran e lambeijos dos Pugs Jotapeg e Nutella.

Você também vai gostar de:

Post Anterior Próximo Post

2 Comentários

  • Reply Talita

    Meu Pug Otto estava dentro do carro com coleira, no colo de um amigo, em apenas um segundo ele pulou da janela, se soltando da coleira.
    Detalhe: estávamos numa rotatória super movimentada, minha sorte foi que era domingo e estava tudo mais calmo. Parei o carro, meu amigo saiu correndo desesperado atrás dele. Eu saí do carro e disse para o meu amigo parar de correr e eu simplesmente me abaixei e chamei meu Pug. Ele já havia até atravessado a avenida, porém com meu chamado ele voltou. Agradeci muito a Deus por ele ter voltado ileso. Foi um milagre.

    13/09/2017 at 22:27
    • Reply franther

      Que susto em… Que bom que ele voltou! Foi milagre não ter acontecido nada. Bjus

      14/09/2017 at 10:24

    Deixe um comentário

    04/09/2017